Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Nova data satisfaz treinador Rui Teixeira

30 de Novembro, 2017

Campeonatos Nacionais das categorias de base vo ser disputados em Janeiro em Luanda

Fotografia: kindala Manuel | Edies Novembro

O antigo treinador da equipa principal de futebol do 1º de Maio de Benguela, Rui Teixeira, enalteceu há dias  a posição da Federação Angolana de Futebol (FAF) por organizar  os campeonatos nacionais de Sub-20 e Sub-17 em Janeiro de 2018, em Luanda, e não de 1 a 17 de Dezembro.
Rui Teixeira espera  com esta posição (transferência para Janeiro a data da realização do certame) o número de participantes nos campeonatos nacionais seja maior, de formas a que se torne efectiva a festa do futebol jovem, que durante duas semanas vai juntar muitos garotos oriundos das distintas províncias do país.
“A inteligência dos homens da FAF ligados ao dossier funcionou. Aliás, de outra maneira não podia acontecer já que em causa estava a dignidade e competitividade das referidas provas”, precisou o técnico de futebol que se notabilizou ao serviço do Estrela Clube 1º de Maio de Benguela.
Em seu entender, ultrapassada que está o imbróglio, a FAF deve trabalhar no sentido de rever a tabela de preços apresentada pelas unidades hoteleiras aos clubes.
“Numa altura como esta em que grande parte dos clubes estão a passar por necessidades financeiras, cobrar 7 mil kwanzas/dia é elevado. A FAF (Federação Angolana de Futebol) deve intervir no assunto, convencer aos operadores da façanha a baixarem os preços, ou então, que se encontrem mecanismos que atenuem os gastos das caravanas, como por exemplo, comparticipar nas despesas se for a vontade da organização reunir nas referidas competições (Sub-17 e sub-20) o maior número de equipas possíveis”, sustentou.
Importa tecordar que a data da realização dos campeonatos nacionais de futebol nas categorias de Sub-17 e Sub-20 já sofreu dois adiamentos. Inicialmente, devia acontecer de 8 a 23 de Dezembro, porém, devido ao constrangimento que ia acarretar, dadas as festas de dia de Natal , o elenco liderado pelo empresário Artur de Almeida e Silva entendeu remarcar para de 1 a 17 do mesmo mês.
Entretanto, foi justamente por causa desta última data, que se instalou a confusão. Muitas vozes, levantaram-se e os clubes ameaçaram desistir das referidas competições, a menos que se revissem as datas da realização. Em causa estava, julgavam as pessoas, o calendário dos exames escolares nos diferentes níveis de ensino que chocava com o período fixado para a ocorrência do certame.

ACADÉMICA DO LOBITO
António Lopes
garante prontidão

O coordenador das camadas de formação da Académica Petróleos Clube do Lobito, António Lopes “Chiby”, garantiu há dias ao Jornal dos Desportos, que foram criadas as condições técnicas e administrativas para a participação da equipa nos campeonatos nacionais de futebol de Sub-17 e de Sub-20, agendados para Janeiro, em Luanda.
Confessou que conquistar lugares cimeiros nas referidas empreitadas é um dos  objectivos, definidos pela direcção e  pela equipa técnica.
 “Realizámos um bom campeonato provincial, que nos obriga a pensar em bons resultados, que passa pela conquista do ceptro, apesar de não constituir este o único objectivo preconizado pela direcção e pelos técnicos, que vão ter  a oportunidade de exibir no evento, o fruto do trabalho que produzem no clube”, revelou.
António Chiby precisou o momento para referir que a alteração da data da realização das provas, ou seja, de 1 a 17 de Dezembro de 2017, para de 6 a 20 de Janeiro de 2018 vai possibilitar as equipas de contar com o concurso de todas os seus jogadores titulares.
“Foi uma decisão bem pensada, pois, nessa altura (de 6 a 20 de Janeiro de 2018) a questão das provas escolares já não constituem problema. Assim, podemos contar com todos os jogadores disponíveis para a empreitada. É disso que todo mundo esperava, aliás, costuma ser assim todos os anos, tentou-se mudar,  mas não deu. Vamos esperar pela próxima vez e aí veremos”, ajuntou.
Na competição interna, a Académica do Lobito sagrou-se campeã em Sub-17 e vice-campeã em Sub-20.
Para os “nacionais” a ter lugar em Luanda, a província de Benguela participa com as formações do Grupo Desportivo do HCB da Baía -Farta (Sub-17) e GD Dom Bosco de Benguela (Sub -20), para além da Académica do Lobito (Sub -17 e Sub -20). JG