Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Operao Gmbia em marcha

Paulo Caculo - 07 de Novembro, 2019

Seleco nacional de honras concentra-se para a dupla jornada de apuramento ao CAN dos Camares

Fotografia: Vigas da Purifio, Edies Novembro

O guarda-redes Nsesani, da Académica do Lobito, e o defesa Quinito, do Interclube, são as principais novidades na convocatória da Selecção Nacional de Honras, tornada pública ontem pela FAF no seu site oficial, tendo em vista a dupla jornada do grupo D de apuramento ao CAN de 2020, nos Camarões.
Angola defronta no próximo dia 13 do corrente a Gâmbia, no estádio 11 de Novembro, para quatro dias depois seguir viagem a Libreville, tendo em vista o embate frente ao Gabão.
Na lista de vinte e cinco (25) jogadores, realce ainda para os regressos de Ito e de Mano Calesso, de um tempo a estar parte afastados dos convocados, por opção técnica. Os dois jogadores voltam a merecer oportunidade entre os eleitos, mercê do bom rendimento patenteado ao serviço das respectivas equipas.
Do grupo que esteve no último CAN, disputado no Egipto, destacam-se as ausências de Massunguna, Landu, Ndulo, Edy Afonso, Jonathan Buatu, Bruno Gaspar, Stélvio Cruz, Djalma Campos, Mabululu e Evandro Brandão.
Ao contrário das últimas convocatórias, em que o campeão nacional, 1º de Agosto,  surgia entre as equipas que mais jogadores fornecia à selecção, desta vez coube ao Petro de Luanda liderar a lista, com cinco atletas, seguidos do «crónico rival», com quatro, e do Interclube, com dois, enquanto Progresso, Académica e Libolo cederam apenas um atleta.
A selecção a ser liderada, muito provavelmente, pelo português Pedro Gonçalves, é composta por três guarda-redes, nomeadamente Tony Cabaça (1º de Agosto), Jota Bê (Libolo) e Nsesani (Académica do Lobito), seis médios; Além (Petro de Luanda), Fredy (Antalyasport Turquia), Herenilson (Petro de Luanda), Macaia (1º de Agosto), Show (Lille de França) e Ito (Interclube).
Oito defesas; Bastos (Lazio de Itália), Diógenes (Petro de Luanda), Fernando Quissanga (Progresso), Isaac (1º de Agosto), Quinito (Interclube), Núrio Fortuna (Charleroi/Bélgica), Paizo (1º de Agosto) e Wilson Gaspar (Petro/Luanda).
Os avançados Yano (Petro/Luanda), Fábio Abreu (Moreirense/Portugal), Geraldo (Al-Ahly/Egipto), Mateus Galiano  (Boavista/Portugal), Vá (Pafos/Chipre), Gelson Dala (Antalyasport/Turquia), Wilson Eduardo (Sporting/Braga) e Mano Calesso (Interclube).
Angola integra o Grupo D ao lado das selecções da RDC, Gabão e a Gâmbia. A concentração da selecção está agendada para hoje à noite, no Hotel Samba, devendo os trabalhos ter inicio na manhã desta sexta-feira.