Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Palancas Negras ensaiam fórmulas para os Djurtus

Betumeleano Ferrão - 06 de Outubro, 2010

Importa salientar que os Palancas Negras voltam a realizar hoje mais um bi-diário.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A partir desta manhã o seleccionador Zeca Amaral já vai poder orientar uma sessão de treinos com a presença dos 28 pré-convocados. Os internacionais Zuela, Titi Buengo e Dominiqui eram esperados ontem à noite em Luanda para completar o grupo de trabalho.

Embora fontes não oficiosas reafirmaram há dias que o "romeno" Dominiqui condicionou a sua vinda ao pagamento por parte da federação angolana do dinheiro que lhe deve, consta que são as diárias do estágio realizado em Portugal para o amistoso com o Uruguai, ninguém afecto a Selecção Nacional confirmou a veracidade destas bocas.

As mesmas fontes dizem que esta foi a razão por que o médio recusou representar a selecção no jogo contra o Uganda, ele foi convocado mas não veio a Luanda. Segundo fomos informados, em nenhum momento o centro-campista colocou entraves à sua vinda quando recebeu há semanas a convocatória. Por esta razão, a federação angolana (FAF) enviou-lhe o correspondente PTA, assim como sucedeu com os demais atletas da diáspora.

A chegada faseada dos atletas estrangeiros forçou uma ligeira alteração na programação do corpo técnico nacional, Zeca Amaral achou por bem abdicar da realização de um jogo amistoso com uma equipa do Girabola, para ter mais tempo para inculcar as suas ideias nas mentes dos jogadores. O Jornal dos Desportos apurou junto de uma fonte da Selecção Nacional que o particular da próxima terça-feira, 12, com os Emiratos Árabes Unidos, antecipou em um dia o desafio entre os Palancas Negras e os Djurtus, pois no domingo o combinado angolano viaja para o Dubai.

Importa salientar que os Palancas Negras voltam a realizar hoje mais um bi-diário. No período da manhã, a partir das 10h00, a selecção treina no viveiro do Estádio 11 de Novembro,  enquanto no período vespertino, às 16h00, vai poder utilizar pela primeira vez a nova catedral do futebol angolano. Ontem o seleccionador Zeca Amaral orientou duas sessões de treino  com a presença dos jogadores, Lamá e Wilson (guarda-redes), Pataca, Miguel, Kaly, Dani Massunguna, Amaro, Fabrício e Chiwe (defesas), Chara, Job, Mingo Bile, Gilberto, Djalma, Minguito, Hugo, Celson, Osório, Adawa, Nandinho, Geraldo e Dedé (médios), Manucho, Vado e Rasca (avançados).                    

Djurtus chegam amanhã

A selecção da Guiné-Bissau, adversário de Angola no próximo sábado, no estádio 11 de Novembro, em Luanda, partida referente à segunda jornada do Grupo J das eliminatórias à Taça de África das Nações Orange 2012, a disputar-se no Gabão e Guiné Equatorial, tem chegada prevista para amanhã, quinta-feira, a Luanda, proveniente de Lisboa, Portugal, onde realiza um estágio, soube-se do Bissau Digital. 

O técnico Norton de Matos trabalha com 22 jogadores, oito dos quais são novos, para manter a senda vitoriosa dos Djurtus, designação oficial da selecção guineense, na corrida à Taça de África das Nações Orange 2012, depois da estreia auspiciosa ante o Quénia, por 1-0, em Bissau, com o golo solitário de Dionísio Fernandes "Niche", o que quebrou o jejum de dez partidas sem vencer.

Os jogadores convocados pelo técnico português e que trabalham em Lisboa para a "Operação Angola" são: Bruno Fernandes (Unireia Urziceni), José de Mancedo (Hammarby), Bucundji Cá (Tours), Jean Paul Mendy (CFA), Ivanir Rodrigues "Vani" (Real Sport Clube), Saido Indjai "Bandjai"(Oliveirense), Vladmir Gomes (Grupo Desportivo Touriense), Edmilson Mendes "Lubo" (Dínamo de Tbilisi/Geórgia) e José Luís "Zezinho" (Sporting Clube de Portugal).

Fazem igualmente parte dos convocados Nabilanor Tavares "Nabi" (Triense), Bacar Balde (FC do Porto), Moía Braima Mané (Sporting da Covilhã), Flávio Nanque "Iano" (Santa Maria), Bafodé Dabo (Oliveirense), Dionísio Fernandes "Niche" (Fátima), Emiliano Té (Tondela), Ivanildo Cassamá (Portimonense), Ailto Pereira (Atlético), Yanick Gomes (FC Saarbruecken), Almame Moreira (Partizan), Cristian Mendy (Louhans Cuisenux) e Cícero Semedo (Rio Ave).