Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Palancas perdem com os Mambas

26 de Março, 2017

Palancas Negras não conseguiram evitar ontem a quinta derrota frente aos Mambas

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os Palancas Negras mostraram na etapa inicial uma certa falta de eficácia na interpretação das orientações técnicas, o que é normal, se atendermos o pouco tempo que trabalham com o novo seleccionador nacional desde que assumiu o comando.

Os jogadores denotavam ainda fraca capacidade colectiva para o grau de exigência de uma selecção, mas com esforço e maior concentração conseguiam equilibrar o jogo levando algum perigo a baliza defendida por Guerrido que foi um mero espectador em campo.

Manucho e Ary Papel, as duas unidades mais adiantadas em campo do lado angolano denotavam falta de ritmo para as encomendas e do que se esperava deles. No meio campo Buá até altura que foi substituído por Manguxi não \'explodiu\' e esteve distante do jogo, sem imaginação e a criatividade que lhe é peculiar.

A etapa complementar foi muito mais emotiva e assistiu-se uma partida mais virada para o ataque e os Mambas novamente com sinal mais nas incursões ofensivas. Os dois golos foi um prémio por tudo aquilo que a equipa orientada por Abel Xavier fez ao londa da partida.

Até ao apito final o melhor que os Palancas Negras fizeram foi pressionarem o último reduto contrário, ainda assim sem o discernimento e a concentração que se impunha para visarem a baliza contrária. Com a partida disputada ontem, Angola e Moçambique realizaram o 15º amistoso, depois de se terem jogado pela última vez há três anos, Maputo, com o resultado a registar a uma igualdade a uma bola. No histórico entre as duas selecções os Palancas venceram em oito ocasiões, os Mambas em cinco e empataram oito partidas, perfazendo um total de 22 embates.


AMISTOSO
Angolanos arbitram
Moçambique - Lesotho


Um quarteto de árbitros angolanos, chefiado por Hélder Martins, vai apitar na próxima terça-feira (28 de Março), na cidade da Beira, o jogo amistoso entre as selecções de futebol de Moçambique e do Lesotho, enquadrado na primeira data FIFA de 2017.

De acordo com uma fonte da Angop, esta nomeação surge em função de um convite da Federação de Moçambique de Futebol (FMF) endereçado à congénere de Angola (FAF).

Para além do árbitro principal, a Federação Angolana indicou também os árbitros assistentes Ivanildo Lopes e Evanildo Martins.

Este ano, o juiz Hélder Martins já dirigiu os jogos entre as equipas da União Desportiva de Songo de Moçambique/Platinium Stars da África do Sul, para as preliminares da Taça da Confederação.

Esteve igualmente no CAN de Sub20 disputado na Zâmbia e recentemente em Joanesburgo, no jogo  de acesso à liga de clubes campeões de África, entre o Bivest Wits (África do Sul) e o Al Ahly do Egipto.

A selecção nacional de Angola também está engajada da dupla jornada da data FIFA. Ontem defrontou em Maputo, no estádio dos Zimpetos, a congénere de Moçambique. No próximo dia 28 vai enfrentar a similar da África do Sul, no Estádio Buffalo City.