Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Palancas recebem reforços

António Félix - 31 de Agosto, 2012

Palancas Negras prosseguem preparação em Luanda a pensar no jogo de Harare

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os Palancas Negras que apenas partem no domingo para um estágio pré-competitivo de oito dias em Pretória (África d Sul) venceram ontem em jogo treino a selecção de Sub-20 por 2-0 na relva sintética do campo do 1º de Agosto, no Quartel-General, naquele que foi primeiro dos dois jogos de controlo no país, visando jogo de 9 de Setembro com o Zimbabwe, em Harare, para a 1ª mão da última eliminatória de acesso à fase final da 29ª edição do CAN da África do Sul, em 2013. Bastos, defesa central, do Interclube, primeiro e depois Amaro, defesa esquerdo do 1º de Agosto, marcaram os golos na etapa inicial da partida.

No final do jogo Bastos disse aos jornalistas que “no treino com os sub-20 procuraram cumprir as orientações do técnico Gustavo Ferrín no capítulo táctico, e esperamos continuar assim durante o estágio e no jogo com o Zimbabwe”. Por sua vez, Mingo Bille do 1º de Agosto, ponta de lança, frisou que “limitamos a ensaiar e concretizar as acções tácticas do sistema de jogo que vamos aplicar no jogo com o Zimbabwe” e acrescentou “sabemos que a partida de Harare é muito importante, o adversário é muito forte e também investe forte neste jogo, e vai recebe-nos num campo de relva sintética e, por esta razão, estamos a adaptar-nos há esse tipo de piso”.

Mingo Bill considerou “ bom o ambiente ente os jogadores convocados, e a moral muito alta. Vamos a Harare para darmos o nosso melhor”.  Gustavo Ferrín ontem não falou a imprensa, mas o Jornal dos Desportos apurou da direcção da Federação que o tecnico vai contar, a partir de hoje, com mais sete jogadores jovens para reforçar em Luanda a preparação, devido à ausência da maioria dos profissionais devido aos compromissos com os seus clubes no fim-de-semana, apenas se juntam aos Palancas a partir de segunda-feira em Pretória (África d Sul).

Edy e Vadu, do Petro de Luanda, Chonene (Bravos do Maquis), Kibeixa (1º de Agosto) e Filipe (Interclube) são os reforços previstos que para se juntarem aos convocados, Bastos, Miguel e Lamá (Petro de Luanda), Dany, Amaro, Manucho Silva e Mingo Bille (1º de Agosto). Carlitos, Adawa e Landu (Libolo), Pirolito, Castro e Fabrício (Interclube), Yano  ( Progresso do Sambizanga Yano) e Manuel (ASA).


PALANQUINHAS
André Nzuzi
propõe reforços

O treinador principal da selecção de Sub-20, Nzuzi André, disse ontem que vai conversar com a direcção da federação no sentido de obter mais reforços com vista o jogo com a sua similar do Egipto entre os dias 21, 22 ou 23 de Setembro no Cairo, pontuável para a primeira mão da última eliminatória da 18ª Edição do CAN da categoria cuja fase final decorre em 2013 na Argélia. Nzuzi André apontou o atleta júnior Cadú que joga no Sport Lisboa e Benfica e de outros quatros cujo os nomes não foram citados, mas que o Jornal dos Desportos apurou que dois jogam em clubes ingleses e outros dois na Itália.

 “Vou conversar com a direcção da federação porque queremos chamar mais jogadores. Se quisermos ir ao CAN temos que ter um grupo muito forte”, disse. Depois de eliminar o Zimbabwe, o treinador angolano tinha afirmado que “queria montar uma equipa forte e vou pedir aos meus jogadores para que não repitam os erros que cometeram diante da selecção do Zimbabwe”. Ontem a selecção perdeu (2-0) em jogo treino com os Palancas Negras e regressa aos trabalhos na próxima segunda-feira para aumentar a carga de trabalho. O técnico principal da equipa André Nzuzi disse que gostou do jogo com os Palancas Negras. “Os jogadores reagiram bem, estamos a rodar a equipa para formarmos um grupo coeso”.A.F


AMISTOSO

Santos FC goleia Selecção sub-17


A Selecção Nacional de Sub-17 perdeu ontem com Santos FC, por 5-1, em jogo de preparação para as eliminatórias de acesso ao CAN da categoria, em Marrocos no próximo ano, disputado no campo adjacente ao 11 de Novembro. O único golo da equipa nacional foi apontado por Gelson Dala, avançado do 1º de Agosto, enquanto pelo Santos FC Devigor fez um hat-trick e Evandro e Didi marcaram os restantes golos. Apesar da goleada, o treinador dos alvi-negros elogiou a postura dos Palanquinhas. Luís Quintas disse ter defrontado uma equipa muito bem organizada e com jogadores promissores. O treinador sublinhou que conseguiu corrigir algumas deficiências que a sua equipa apresenta, e desejou sorte ao combinado nacional no compromisso que tem pela frente.

Manuel da Costa “Nelinho”, seleccionador dos sub-17, disse por sua que a equipa apresentou-se bem nos minutos inicias, embora o jogo tivesse terminado com uma vantagem por 2-1, no intervalo. Na segunda parte, a equipa jogou apenas vinte minutos, pois Santos FC foi superior em todos os aspectos. E face às alterações efectuadas na equipa, o entrosamento reduziu e com isso o nível baixou, o que originou o volumoso resultado. Ainda assim, o seleccionador nacional disse: “o teste foi positivo, uma vez que não conhecemos a capacidade de ataque nem a estrutura física dos jogadores da selecção congolesa, nossa adversária. O fundamental é continuarmos a crescer nos sectores mais importantes, sobretudo quanto à circulação de bola, saída de contra ataques e na defesa”, concluiu.
HERMÍNIO FONTES


SEGUNDONA
Petro do Huambo
pode abandonar



O Benfica do Huambo pode ser a próxima equipa que, por dificuldades financeiras, deve desistir do Torneio Zonal de Apuramento ao Girabola de 2013. A informação foi avançada à Rádio Cinco pelo Director do Geral do Benfica do Huambo, António de Anunciação. “A firma FAS não paga as dívidas em relação ao clube, prognosticávamos o valor que FAS tinha que receber do aluguer das nossas instalações a fim de sustentarmos participação da equipa na segunda divisão”, esclareceu. “É muito triste não o poder fazer, porque temos de honrar os compromissos com os jogadores. Até agora tem sido o presidente do clube a suportar todas as despesas e assim acredito que não iremos terminar essa competição”, revelou.

No início do ano, o presidente de direcção, Henrique Deolindo Barbosa, assumiu o desejo do seu clube querer voltar a ser, nos próximos quatro anos, uma referência no panorama desportivo nacional. Henrique Deolindo Barbosa, expressou esse desejo durante a cerimónia de assinatura de protocolos de cooperação com empresas interessadas em relançar o Benfica do Huambo ao seu passado glorioso, e um dos mais prestigiados de Angola. Há dias, os dirigentes dos clubes que estão a disputar o Zonal de Apuramento foram esclarecidos pelo Conselho Técnico e Desportivo da Federação Angolana de Futebol sobre os procedimentos a observar em relação aos clubes desistentes nas duas séries que compreendem a prova. No final do encontro, vários dirigentes mostraram-se satisfeitos com a retirada de pontos e a consequente punição às equipas faltosas, como estabelece os regulamentos das competições oficiais sob a égide da FAF.