Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Palanquinhas aprimoram sistemas de jogo

Valdia Kambata - 25 de Fevereiro, 2019

Fotografia: Agostinho Narcso

O aprimoramento dos aspectos técnicos e tácticos e do sistema ofensivo e defensivo vai atarefar, esta semana, a partir das 7h30 de hoje, no estádio da Cidadela, a Selecção Nacional de futebol de Sub-17 que, de 1 a 10 de Março próximo, vai competir no Torneio Internacional de Antália, na Turquia.  Para está última semana de trabalho, a equipa técnica da Selecção Nacional, liderada por  Pedro Gonçalves, vai trabalhar  os aspectos  técnicos tácticos e aprimorar o sistema ofensivo e defensivo.
De acordo com o plano de trabalho do grupo às ordens do seleccionador Pedro Gonçalves, os Palanquinhas vão trabalhar até quinta feira, devendo a viagem acontecer na sexta-feira, numa delegação de 25 pessoas, entre atletas, oficiais e um dirigente da Federação Angolana de Futebol (FAF). A equipa técnica trabalha com um leque restrito de atletas, para melhorar a qualidade de treino, aprimorar as movimentações e fundamentos de jogo. O 1º de Agosto, com 10 futebolistas, é a equipa que forneceu o maior número de atletas à selecção nacional, seguido pela Academia de Futebol de Angola (AFA) com oito, Interclube (quatro) e Petro de Luanda (três).
O Departamento Técnico das Selecções Nacionais divulgou, na segunda-feira, uma lista com 27 jogadores, com realce para a integração de Cláudio Van-dúnem, do Kaizer Chiefs da África do Sul, e Euclides Júnior (Club Brugge da Bélgica).O futebolista do Kaizer Chiefs, que já se encontra no país, treinou na quarta-feira com os companheiros, aguardando-se pela chegada do jogador da formação belga.
 Pedro Gonçalves convocou os seguintes jogadores: Toni, Netinho, Pedro, Mimo, Maestro, Dido e Osvaldo (AFA); Geovani, Jeremias, Capita, Zito, Afonso, Pablo, Manilson, Cisco, Dorício e Rafael (1º de Agosto), Gegé, Ginguba e Octávio Morais (Petro de Luanda), Abdul Bari, Domingos Andrade, David Nzanza e Cristóvão Cacotila (Interclube).
 O torneio internacional  da Turquia é uma co-organização da UEFA e da CAF. A mesma tem como objectivo dar competitividade às selecções de formação, que vão participar em provas internacionais. De acordo com o técnico Pedro Gonçalves, a participação de Angola no torneio de Antália faz parte do programa de preparação para o Campeonato Africano das Nações (CAN), a disputar-se de 14 a 28 de Abril, na capital da Tanzânia, Dar-es-Salam. Na competição africana, a selecção nacional integra o Grupo A, ao lado da Tanzânia (anfitriã), Uganda e  Nigéria. Os quatro primeiros classificados do CAN qualificam-se para o Campeonato do Mundo, a ter lugar de 17 de Setembro a 8 de  Outubro, no Peru.