Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Palaquinhas retomam sesses de treinamento

Paulo Caculo - 05 de Outubro, 2019

Seleco Nacional de Sub-17 volta as sesses de treinos no estdio da Cidadela

Fotografia: M.Machangongo / Edies Novembro

Uma sessão de treinos matinal, agendado para segunda-feira, às 8 horas, no Estádio da Cidadela, marca o regresso da Selecção Nacional de futebol de Sub-17 ao ciclo de preparação visando o “assalto” ao Campeonato do Mundo da categoria, agendado de 25 do corrente a 17 de Novembro próximo, no Brasil.
Uma semana depois do regresso do Torneio de Desenvolvimento da UEFA/CAF, que serviu de avaliação aos níveis de entrosamento, ritmo competitivo e avaliar a qualidade individual e colectiva da equipa, o combinado nacional de Sub-17 entra na próxima semana para a fase derradeira da preparação.
O grande destaque para o treino desta segunda-feira é, sem sombra de dúvidas, a escolha dos 21 atletas que devem integrar a selecção que vai disputar o Mundial no Brasil. Consta dos prováveis jogadores a serem chamados pelo seleccionador Pedro Gonçalves os “inevitáveis” Cambila, Geovani e André (guarda-redes), Gegé, Domingos, Pablo, Afonso Mimo, Tino, Porfirio e Manilson (defesas), Beni, Zine, Maestro, Pedro, Nelinho, Netinho e Abdul (médios) e Cláudio, Cakotila e David (avançados).
A grande dúvida reside no facto de se saber se Pedro Gonçalves manterá a ideia de prescindir do avançado Capita, do 1º de Agosto, principal goleador da selecção no último campeonato africano da categoria, disputado na Tanzânia.
Ao contrário do que estava inicialmente previsto, apenas na manhã de segunda-feira será colocada ao conhecimento da imprensa, a lista oficial dos convocados da selecção, sendo a destacar nela a presença dos profissionais que evoluem nos campeonatos no exterior do país.
A selecção estreia-se no Mundial no próximo dia 26 do corrente, diante da Nova Zelândia, no estádio Bezerrão, às 17H00 (horário de Angola).
Na segunda jornada, os comandados de Pedro Gonçalves medem forças com o Canada, para na terceira e última jornada da fase de grupos defrontar o Brasil, país organizador.
Nesta fase decisiva de preparação, a selecção de sub-17 cumpre ainda curto estágio no palco da competição. De momento, o combinado nacional aproveita para fazer a necessária adaptação ao clima e ambiente do palco do campeonato do mundo.
A selecção obteve os três resultados possíveis, durante o Torneio de desenvolvimento da UEFA/CAF: empate (0-0) com a Escócia, derrota (3-1) frente ao Paraguai e vitória (2-0) ante os Camarões. O seleccionador Pedro Gonçalves valorizou, na ocasião, a presença de Angola na competição.
O seleccionador manifestou, igualmente, particular satisfação com o ataque da equipa, embora tivesse deixado transparecer a intenção de ver reforçado o sector, com a provável integração de avançados que revelem relação íntima com os golos.