Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Pedro Gonalves satisfeito com nveis de crescimento

Valdia Kambata - 24 de Agosto, 2019

Combinado prepara presena no Mundial do Brasil

Fotografia: Foto cedida ao clube

O Seleccionador Nacional de futebol de Sub-17, Pedro Gonçalves, considerou proveitosas as três semanas de preparação dos Palanquinhas  que trabalham com vista o Mundial do Brasil, entre 26 de Outubro e 17 de Novembro, pois,  a equipa técnica introduziu novos sistemas de treinos a que os jogadores têm correspondido.
“Nesta terceira semana de trabalhos procuramos introduzir novas componentes no processo de treinos, nomeadamente, a intensidade de esforços, procurámos também criar um grau de dificuldade para saber das respostas dos nossos  jogadores", salientou.
A par disso, a equipa técnica da Selecção Nacional, liderada por  Pedro Gonçalves, continua a aperfeiçoar os aspectos  técnico -tácticos, bem como a aprimorar o sistema ofensivo e defensivo do grupo. 
O seleccionador e sua equipa procuraram, igualmente, na terceira semana de preparação, elevar a condição física do colectivo, assim como as potencialidades individuais dos atletas durante os processos do jogo, numa altura em que a equipa entra na quarta semana de trabalho.
Falando no último dia de treino da semana, visto que o combinado nacional trabalha apenas de segunda a quarta-feira, o seleccionador dos Sub-17  garantiu que  todos os processos  de treino marcados para a semana foram cumpridos. 
" Esta  semana  trabalhámos  na consolidação  dos processos  ofensivos, bem como na correcção de movimentos, com e sem bola, e naquilo que é essencial para jogar o futebol que pretendemos\", referiu.
Quanto à disposição da equipa nacional, o seleccionador garantiu que os jogadores  estiveram bem.
\"De um modo geral os treinos foram bons,  os  jogadores estiveram bem, entregaram-se de corpo e alma e cumpriram as questões tácticas\", realçou.   
A terceira semana de trabalho dos Palanquinhas encerrou com uma goleada. Ou seja, a  Selecção Nacional perdeu no teste derradeiro com a equipa de Sub-20 do 1º de Agosto, por 4-1, jogo disputado na quarta-feira.
Diante de um adversário  superior, os palanquinhas não conseguiram apresentar o seu futebol característico, que consiste em jogadas rápidas e remates à longa distância. Contudo, a goleada sofrida não desanima o seleccionador Pedro Gonçalves, pelo contrário, o técnico português valorizou o jogo -treino e a resposta que os seus atletas deram no desafio.
"Neste jogo -treino (diante dos Sub-20 do 1º de Agosto) acusámos um pouco daquilo que foram os dois treinos anterior, mas acima de tudo, é ver o que tínhamos de rectificar,  como algumas componentes do jogo e claramente revelamos alguma vulnerabilidade  que temos de corrigir, portanto, é com análise e correcção daquilo que não correu tão bem e reforçar os aspectos que correram bem\", salientou o seleccionador, que enalteceu o trabalhado desenvolvido ao longo da semana.
"No jogo criámos jogadas e procurámos que alguns jogadores que não tinham feito parte deste grupo, e que numa situação exigente pudessem revelar aquilo que é o seu potencial,  neste ponto de vista foi muito bom. No geral, podemos dizer que foi bastante positivo\" disse.  
O próximo teste dos Palanquinhas acontece na quarta-feira, diante da AFA, jogo enquadrado nos festejos do 77º aniversário do patrono da referida academia, José Eduardo dos Santos, que se comemora a 28 do corrente.