Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Progresso pode perder jogadores influentes

Avelino Umba - 17 de Novembro, 2017

O Progresso Sambizanga terminou o campeonato nacional em 7 lugar com 41 pontos na tabela classificativa

Fotografia: Jornal dos Desportos

 O ambiente na formação do Progresso Sambizanga não é dos melhores, uma semana após o termino da época de 2017, em que a equipa principal de futebol teve uma campanha menos conseguida, quer no Girabola Zap, como na Taça de Angola, esta última em que caiu nas meias-finais, diante do 1º de Agosto, depois de no ano passado ter sido finalista vencido pelo Recreativo do Libolo.
Com base nisso, a direcção do clube liderado por Paixão Júnior, que ainda não digeriu o fracasso, pode dispensar alguns jogadores de referência do plantel, segundo o presidente do grémio sambila em entrevista aos órgãos de comunicação social. 
A direcção presidida por Paixão Júnior, segundo o mesmo, só vai fazer sair uma comunicação oficial, incluindo os dispensados, assim que receber da equipa técnica o relatório relativo a época finda.
\"A única coisa que posso adiantar é que existe uma pressão, mas não há nada oficial em relação a pedidos de eventuais assinaturas de contratos de jogadores do Progresso Sambizanga para outras equipas\", começou por explicar.
Paixão Júnior disse que a direcção do clube está preparada em caso de os jogadores de referência venham a se transferir para outros clubes, cujas equipas competem na primeira divisão.
\"Todos os anos, nós mudamos a equipa, mas neste momento estamos a contar com todos. Se calhar, daqui a mais uma semana, não estaremos a contar com todos. Há aqueles que vamos dispensar, mas isto em função do relatório e também das propostas feitas pela equipa técnica\", disse.
De acordo com uma fonte do clube, \"as dispensas só não  foram tornadas  publica até hoje porque a direcção do clube liderado por Paixão Júnior estuda ao pormenor a forma como vai se desfazer dos visados, pois alguns ainda não têm a situação contratual resolvida\", esclareceu.
Ainda de acordo com a fonte que citamos, o presidente do clube já começou a trabalhar seriamente no assunto, de forma a encontra o melhor caminho para as partes, e daí começar a pensar nos futuros atletas da equipa para atacar a época 2018 com mais ambição.
\"A direcção do clube não pretende uma negociação apressada, por isso, tudo está a fazer com muito cuidado e estudado ao detalhe para evitar qualquer contratempo\", assegurou.
Paixão Júnior não precisou os nomes, nem o número de atletas com quem a equipa técnica não vai contar para época 2018, mas o Jornal dos Desportos sabe que os jogadores a serem dispensados são dos três sectores, sendo alguns influentes na manobra da equipa, cuja razão pende-se com o problemas financeiro com que o clube se debate.
O Progresso Sambizanga terminou o campeonato nacional em 7º lugar com 41 pontos na tabela classificativa e foi eliminado nas meias-finais da Taça de Angola.


KITO RIBEIRO E ADJUNTOS
Equipa técnica sambila em dúvida

A direcção do Progresso Associação Sambizanga, liderado por Paixão Júnior, está em dúvida, quanto a continuidade ou não da equipa técnica liderada pelo treinador Kito Ribeiro, pois, como disse, tudo está a depender do relatório referente a época recentemente terminada e posterior negociações.
\"Ainda não sabemos se a equipa técnica vai ou não continuar, pois tudo depende das negociações que vamos ter nos próximos dias. Acreditamos que até ao final do mês em curso, saberemos já se vamos ou não continuar com a equipa técnica\", realçou.
Apesar de ainda não ter a situação da equipa técnica definida, não obstante as negociações que se avizinham, tudo indica que existe  \"um fumo branco\" na sede da formação sambila, onde são unânimes na continuidade do treinador Kito Ribeiro e adjuntos, uma aposta da prata da casa, em função da situação financeira que o país atravessa, derivado da queda de petróleo no mercado internacional.
Quantos aos jogadores a contratar, o dirigente assegurou que ainda faltam muito tempo e que no principio de Janeiro até Fevereiro, a equipa terá o plantel quase completo com alguns jogadores vindo de outras paragens.


PRÓXIMA SEMANA
Grémio do Sambizanga encerra época

A equipa principal do Progresso Sambizanga encerra as suas oficinas na próxima quinta-feira, 22, com um amistoso diante da sua formação de Sub-20, numa partida a ter lugar às 15h30, no seu Complexo Desportivo e Escolar.
Após esta partida, equipa técnica, jogadores e dirigentes vão observar  um período férias de mais de 30 dias, com regresso no final de Dezembro próximo, em dia a indicar.
Sob comando de treinador Kito Ribeiro, coadjuvado pelos adjuntos Diogo Pedro \"Dione\" , Guilherme de Sousa \"Matateu\",  Mbala José (treinador de guarda-redes) e Rui Oliveira (preparador físico), a equipa sambila realiza hoje, a partir das 15h30, um amistoso diante do Misto da Cuca, no seu complexo desportivo.
 Enquanto aguardam pelo pronunciamento da continuidade ou não da equipa técnica, os treinadores continuam a manter o modelo de jogo seguido até agora e os amistosos a efectuar vão confirmar isso.
Esta fase tem servido, igualmente, para Kito Ribeiro e adjuntos observarem alguns jogadores a serem promovidos dos escalões de formação , na perspectiva daquilo que poderão fazer na próxima época.
A presença de jovens continua a dominar o plantel dos sambilas, cujo \"esqueleto base\" pode ser renovado com alguns jogadores saídos da equipa B e outros dos escalões de juniores.
AU