Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Projecto futebolístico afasta jovens da delinquência

04 de Fevereiro, 2017

Isaac Dala é o mentor do programa em curso no bairro do Cazenga

Fotografia: Nuno Flash

Les Ablancon Team Júnior FC é a designação de um projecto futebolístico, criado no município do Cazenga, com objectivo de ocupar os tempos livres da juventude, para os afastar  dos caminhos da delinquência, das drogas, e do consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

A ideia nasceu há sensivelmente três anos, em Fevereiro de 2014, o cidadão Isaac Teca Dala decidiu fundar uma equipa de futebol. O objectivo era combater os níveis de delinquência que se registava no bairro, motivado pelo surgimento de “gangues” juvenis que proliferavam no local.


"Começamos com sessões de domínio de bola. Chamávamos os jovens para mostrar as suas habilidades com a bola, e como havia muitos jovens a aderir ao nosso concurso de domínio de bola, decidimos criar uma equipa de futebol", adiantou-se a esclarecer o mentor do projecto comunitário. A espinhosa missão de congregar os jovens do bairro,  e de criar neles a cultura da prática desportiva, só se tornou possível a partir do momento em que os jovens passaram a descobrir que por integrar a equipa de futebol, beneficiavam de oportunidades de reintegração social, dispunham de melhores perspectivas da vida futura.

O projecto teve uma grande adesão,  segundo Isaac Teca Dala, ao cabo do segundo ano contava com cerca de 50 jovens. Hoje, o número é manifestamente superior, a safra atinge quase os 100 atletas, subdivididos nos diferentes escalões.