Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Projecto Inter Campus aviva talento em crianas

Silva Cacuti - 22 de Agosto, 2019

Clube italiano identifica talentos nas provncias em que trabalharam em Angola

Fotografia: Edies Novembro

Os técnicos do Inter de Milão, que trabalham em Angola desde 17 do corrente, no âmbito do projecto Inter Campus, identificaram talento, qualidade técnica e emocional, entre as cerca de 650 crianças com que trabalharam em Luanda, Calulo (Cuanza Sul) e Dondo (Cuanza Norte). Segundo Sílvio Guareschi, um dos técnicos, a equipa regressa amanhã à Itália motivada e confiante de que seu trabalho pode ter resultados em breve.
"Foi muito bom. Vimos crianças que têm muito talento, muita qualidade técnica e não falamos só de qualidade técnica, emocionalmente também ficamos impressionados. Eles gostam de futebol, jogam nas ruas a toda a hora, só lhes falta disciplina, que é um dos aspectos que pensamos ser minorados pelos técnicos que trabalharam connosco", exteriorizou.
O projecto Inter Campus ofereceu bolas, camisolas do Inter de Milão, calções, meias, bonés e suporte técnico para os treinadores.
Os treinadores afectos ao Inter de Milão de Itália, Massimo Seregni, Silvio Guareschi e Fabio Perfetti estão no país desde sábado, trabalharam em Luanda, com treinadores e crianças do Centro Don Bosco. Procederam da mesma forma em Calulo, Cuanza Sul, e Dondo, Cuanza Norte.
Da agenda diária dos técnicos do Inter Campus constou avaliação do grupo alvo, investigação com as crianças e treino com educadores.
Em Luanda, os técnicos trabalharam ontem na comunidade do São Paulo e Mota. Antes tinha desenvolvido o seu trabalho com as comunidades do Centro Don Bosco, Trilhos e Bakhita e, ainda na comunidade das Mabubas.
 Desde 1997, o Inter Campus devolve o direito de brincar a milhares de crianças carentes, usando os valores do desporto e do futebol como uma ferramenta educacional.
O Inter Campus contribui para o desenvolvimento das comunidades locais, apoiando programas de protecção educacional, social e sanitária, realizados por parceiros locais. Além disso, o Inter Campus promove a integração social entre diferentes grupos étnicos e culturais.
Em Angola, o Inter Campus tem desenvolvido trabalhos há 11 anos em Luanda e Cabinda com o centro Don Bosco. É um projecto que existe em 28 países. Em 2009 realizou-se na Itália o mundial Inter Campus, com a participação de mais de 3300 crianças, idas de 19 países em que se desenvolve o Inter Campus.