Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Provincial do Bengo arranca amanhã

21 de Abril, 2017

Seniores e juniores vão competir na edição deste ano do campeonato em terras do "Jacaré Bangão"

Fotografia: Paulo Mulaza | Edições Novembro

O campeonato provincial de futebol do Bengo arranca amanhã, com a disputa de dois, dos quatro jogos agendados para a primeira jornada, de acordo com informações avançadas ontem ao Jornal dos Desportos, pelo presidente da Associação Provincial da modalidade daquela região (APFB), Francisco Adão Paulo Kizembe.

\"Toda a máquina organizativa está montada e vamos arrancar com o campeonato a partir de sábado (amanhã). Como cada equipa participante tem o campo próprio, vamos tentar fazer com que os jogos correspondentes a cada participante sejam realizados nos respectivos recintos. Isso vai evitar que haja muitas movimentações em terrenos alheios sem necessidades\", elucidou.

O Domant FC do Bula Atumba, até prova contrária, vai realizar os seus jogos no Estádio Municipal do Dande, a Académica do Panguila, no campo da vila do Panguila, os Leões do Paraíso jogam no seu reduto, no Vale do Paraíso, e o FC 1 de Junho vai usar o campo da Kinjanda.

\"Temos cinco campos disponíveis. Estamos a contar com o Estádio Municipal do Dande, e os campos do Vale do Paraíso, Panguila, Kinjanda e do Kangombe. Vamos fazer disputar dois jogos aos sábados e outros dois, aos domingos\", disse.

Segundo aquele dirigente desportivo, a prova vai contar coma a participação de cinco equipas, que vão se defrontar no sistema de dupla categoria, isto é, sénior e júnior a duas voltas. 

\"Como o campeonato vai ser no sistema unificado, vamos contar com um total de 10 equipas, das quais, cinco são da categoria de juniores, e outras cinco do escalão sénior. Este sistema permite-nos dar maior número de jogos às equipas, para além de que, permite-nos aproveitar bem o tempo do calendário\", explicou.

A formação do Domant FC do Bula Atumba é a equipa mais representativa do Bengo nas provas oficiais da FAF. Conta com cinco participações no torneio de apuramento ao Girabola Zap, igual número de presenças na Taça de Angola e uma no Girabola Zap.

Na Taça de Angola o conjunto tem sido muito forte, ao ponto de ter já atingido as meias-finais na época passada, tendo sido afastado pelo Progresso Sambizanga.