Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

"Queremos aproveitar os jogos em casa"

Jorge Neto - 30 de Novembro, 2019

Aproveitar ao máximo os jogos em casa é o objectivo imediato da equipa do 1º de Agosto para a recepção, hoje às 17h00,  no estádio 11 de Novembro, da formação do Zesco United da Zâmbia, em desafio referente a primeira jornada do grupo A, da Liga dos Clubes Campeões Africanos, de acordo com o técnico-adjunto Ivo Traça.
Os militares ambicionam um arranque vitorioso na maior competição africana à nível de clubes, de modos a projectar com maior tranquilidade o desafio da segunda jornada, onde vão deslocar-se ao Egipto.
\"O primeiro jogo é em nossa casa e queremos aproveitar ao máximo os jogos em casa, jogando bem e ganhar. Começar com uma vitória é sempre importante e depois fazermos uma gestão do grupo jogo após jogo, porque a seguir vamos partir para o Egipto, enfrentar o Zamalek, uma equipa muito forte, talvez a mais forte do grupo\", disse Ivo Traça, à imprensa. Os pontos fortes e fracos do adversário, foram devidamente visionados pelo conjunto tetracampeão nacional e garantem estar em prontidão para o desafio.
\"Trabalhamos sobre os aspectos fortes da equipa do Zesco e, naturalmente, onde apresentam algumas fragilidades. Acreditamos que fizemos um bom trabalho e os jogadores corresponderam de forma positiva\", avançou o adjunto de Dragan Jovic.
Os níveis de motivação dos agostinos estão em alta para esta competição, depois da goleada, 4-1, aplicada ao Recreativo do Libolo na jornada anterior do Girabola, segundo o antigo médio militar. 
\"A equipa está motivada, apesar de serem competições diferentes. A última vitória no Girabola aumentou a confiança dos jogadores, por isso, acreditamos que vamos fazer uma boa exibição e começar com uma vitória nesta competição\", defendeu, confiante num regresso vitorioso na Liga dos Clubes Campeões.
O técnico-adjunto militar apelou a presença em massa do público, para empurrar a equipa ao triunfo. \"Esperamos que os nossos adeptos e sócios apareçam em massa no estádio 11 de Novembro, para nos ajudarem a somar uma vitória. Sabemos que eles estão sempre connosco e mais uma vez, acreditamos que se vão fazer presente\", concluiu.   

ESTREIA
Atouba espreita titularidade


Após a grande exibição feita no desafio diante do Recreativo do Libolo, o médio camaronês Atouba, pode repetir a titularidade, hoje, diante da formação do Zesco United da Zâmbia, na estreia da Liga dos Clubes Campeões Africanos.
O camisola 18 apresentou a sua melhor versão na deslocação a Vila de Calulo, no último sábado, em desafio referente a 12ª jornada do Girabola Zap, e, com isso, conseguiu entrar nas contas do técnico Dragan Jovic, para a recepção aos zambianos.
Ontem de manhã, no último apronto, os militares treinaram à porta fechada, no estádio França Ndalu, mas não foi possível observar em que condição Atouba vai jogar. Se entra de inicio ou no banco.
Todavia, o jogador faz parte dos convocados pela equipa técnica e está motivado para ajudar os militares a somar o primeiro triunfo nesta competição, após a grande exibição coroada com um golo diante do Recreativo do Libolo.
Em sentido oposto, o médio ofensivo Nelson da Luz constitui a grande baixa nos tetracampeões nacionais, por estar a recuperar de uma lesão. 
Dragan Jovic poderá alinhar o seguinte onze: Tony Cabaça; Isaac, Dany Massunguna, Bobó, Paizo; Ibukun, Macaia, Atouba (Buá), Kila (Mongo); Ary Papel e Mabululu.       

CONFIANTE
Massunguna
assume
favoritismo


O capitão da equipa do 1º de Agosto, Dany Massunguna, assumiu o favoritismo diante do Zesco United, por jogarem na condição de anfitriões. O experiente defesa central afirmou que só podem pensar desta forma, se quiserem atingir patamares elevados na maior competição africana à nível de clubes.
\"Somos favoritos, porque jogamos em casa. Quem ambiciona patamares altos, tem de procurar ganhar os jogos na condição de visitado. Temos a plena certeza que não será uma tarefa fácil, mas temos uma equipa capaz de consolidar este propósito\", disse à imprensa. 
O jogador destacou o valor do adversário, mas acredita que podem voltar a repetir a vitória (2-1) conseguida no ano passado, no estádio 11 de Novembro. \"Acreditamos que eles virão com a lição bem estudada para complicar o nosso jogo, mas  cada jogo é um jogo\", salientou.
\"Sabemos das dificuldades que vamos enfrentar, mas estamos a trabalhar bem e a absorver as orientações que a equipa técnica nos tem passado, de modos a evitar sermos surpreendidos pelo adversário. Estamos confiantes e acreditamos que vamos fazer um bom resultado em nossa casa\", destacou.
O camisola 5 deixou claro, que o plantel apoia o guarda-redes Tony Cabaça pelos altos e baixos que atravessa neste momento na sua carreira. 
\"Aproveito a oportunidade para transmitir uma mensagem de que estamos com o Cabaça. Os grandes guarda-redes passam por isso. Não nos apeguemos apenas às coisas más, mas sim às boas. Não somos infalíveis\", finalizou o capitão do 1º de Agosto.