Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

rbitros angolanos ganham confiana da CAF

Paulo Caculo - 02 de Maio, 2019

Juiz angolano enriquece palmars a nvel do continente africano

Fotografia: Kindala Manuel|Edies Novembro

A arbitragem angolana, pela primeira vez, desde que é reconhecida pela Confederação Africana de Futebol (CAF), tem um quarteto de árbitros nomeado para arbitrar o jogo da meia-final da Liga dos Clubes Campeões de África.
Hélder Martins (árbitro principal), Ivanildo Lopes e Jerson Emiliano (auxiliares) e João Goma (4º árbitro), ajuízam no sábado, na cidade sul-africana de Pretória, o desafio entre as equipas do Mamelodi Sundowns da África do Sul e Wydad Athletic Club de Casablanca, referente à segunda mão das meias-finais da liga milionária de clubes.
O jogo está agendado para às 18h00, no Estádio Lucas Masterpieces Moripe, é encarado pelo experiente árbitro angolano com muita responsabilidade, em virtude de estar em causa o prestígio e a honra da arbitragem nacional e  sobretudo, o facto de ser a primeira vez, no histórico da trajectória da arbitragem nacional, que a CAF confia tamanho encargo a um quarteto angolano.   
"É sempre uma honra para Angola. Estamos preparados para assumir mais esta responsabilidade. Pessoalmente, acredito que tenho correspondido às expectativas da CAF. Aliás, cada vez que a CAF nomeia uma equipa para um determinado jogo, a pontuação que a gente recebe desse jogo, é que vale para o compromisso a seguir ", afirmou Hélder Martins.O categorizado árbitro garante, pese o elevado nível de responsabilidade que o jogo exige, os longos anos de experiência nestes casos, acabam por ser fundamentais nos objectivos para fazer um trabalho sem mácula.
"Estamos, nesta época, a fazer o décimo jogo. Fizemos o jogo dos quartos-de-final  da Taça CAF e esta semana, vamos fazer a segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões, o facto  significa dizer que a nossa actuação no jogo anterior foi positiva, e que só por isso, é que merecemos uma nova oportunidade para apitar este jogo. É a primeira vez, que um quarteto completo vai fazer um jogo das meias-finais da Liga dos Campeões", confirmou o árbitro internacional, de 42 anos, 22 dos quais dedicados à arbitragem.
Do quarteto em referência,  Hélder Martins e Jerson Emiliano fazem parte de uma lista de 56 árbitros eleitos pela CAF, com vista à disputa da fase final da 32ª edição da Taça de África das Nações (CAN), que vai decorrer de 21 de Junho a 19 de Julho, no Egipto.Hélder Martins apitou, no passado dia 19 de Janeiro, o jogo entre Mamelodi e Wydad, no Estádio Masterpieces Moripe, a contar para a segunda jornada do Grupo A, da Liga dos Clubes Campeões.
No dia 14 de Abril, o trio angolano composto por Hélder Martins Jerson Emiliano e Ivanildo Lopes ajuizou o desafio entre Zamalek do Egipto e Hassania Agadir, que se disputou no Estádio do Exército, na cidade de Suez, para a primeira mão dos quartos -de-final da Taça da Confederação.