Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Árbitros e comissários prestes a retornar

Betumeleano Ferr?o - 24 de Janeiro, 2017

Homens do apito realizam testes físicos e refrescamento a partir de quinta-feira

Fotografia: Jornal dos Desportos

A pré-época dos árbitros do Girabola começa na quinta-feira, dia 26, com a realização de testes físicos no período da manhã, e o início do seminário de refrescamento, à tarde, apurou o Jornal dos Desportos de uma fonte ligada ao apito nacional.Como é de hábito, os resultados dos testes físicos determinam sempre quem são os árbitros aptos a ajuizar jogos no campeonato angolano.

Os que ficarem reprovados, vão ter de aguardar por uma segunda oportunidade mais adiante, durante a temporada, até lá perdem o direito de ser nomeados, até para competições continentais, caso sejam internacionais.Os bons ou maus resultados dos testes físicos não têm influência na participação no seminário de actualização das leis da arbitragem.

O nosso jornal soube que é obrigatório que todos os juízes participem na acção de refrescamento, não importa o desempenho nos testes de condição física, para que todos falem a mesma língua durante a temporada.

A actualização a que os árbitros vão ser submetidos, dura até domingo,  a fonte contactada pelo Jornal dos Desportos não precisou se houve reajustes nas leis da arbitragem. A única certeza que este diário tem, é que como sempre, os vídeos que vão ser usados no seminário contêm as mesmas imagens com as leis de jogo que a International Football Association Board (IFAB), entidade reguladora da arbitragem mundial fornece a todos os países filiados na FIFA.

Assim, como acontece em quase todo o mundo, a bola na mão e a mão na bola é das questões que geram mais polémicas. O ano passado foram vários os casos que deram azo a comentários, pelo que a fonte espera que o refrescamento também ajude os homens do apito a estar em sintonia, porque às vezes, é comum haver descoordenação entre a equipa de arbitragem.

O JD também apurou que o seminário dos árbitros vai começar mal termine o dos comissários. A qualidade da arbitragem às vezes também depende da qualidade de quem os observa e atribuí notas, que no fim da época permitem aos árbitros permanecer ou sair da elite nacional, pelo que os comissários igualmente são refrescados para cuidar das suas responsabilidades sem sobressaltos.

A arbitragem angolana está a respirar novos ares, com o regresso de Jorge Mário Fernandes  na liderança do Conselho Central de Árbitros de Futebol de Angola (CCAFA). Um dos que também regressou é Inácio Cândido, mas o ex-categorizado assistente internacional, o único árbitro angolana com presença num mundial de futebol, vai assumir-se como instrutor, segundo apuramos.