Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Real Madrid apoiar Colgio Crystal

Paulo Caculo - 21 de Fevereiro, 2019

Fotografia: Edies Novembro

A Fundação Real Madrid, através do seu programa Clinic, vai apoiar o projecto de formação de futebolistas na escola de futebol do Colégio Crystal do Talatona, cuja cerimónia de inauguração está prevista para acontecer em Abril próximo, soube-se ontem de Álvaro Lozano, consultor espanhol.
De acordo ainda com o responsável, o projecto de abertura da escolinha de futebol do Colégio, nasce no âmbito de um acordo de parceria com o mediático clube espanhol e prevê reunir 150 jovens futebolistas, com idades compreendidas entre os 7 e 17 anos.
Fruto deste acordo, três vezes ao ano quadros técnicos das escolinhas de formação do Real Madrid  de Espanha deslocam-se a Luanda, com objectivo de apoiarem os técnicos nacionais, na implementação dos métodos e filosofia desportiva utilizadas pelo clube espanhol nos seus trabalhos.
Ao final de cada ano, a escola de futebol do Colégio será convidada a participar dos campeonatos realizados entre as escolas do Real Madrid, com objectivo de dotar os atletas/estudantes da instituição escolar de experiência competitiva e internacional.
\"Um dos objectivos é promover valores do desporto entre os nossos alunos e acho, que para conseguir este objectivo era muito importante fazer esta parceria com o Real Madrid, clube com excelente posição internacional\", justificou Álvaro Lozano.
\"A parceria consiste em que os nossos alunos tenham a possibilidade de ter alguns treinos ao lado de técnicos do Real Madrid, que vêm a Angola leccionar alguns treinos e sessões de palestras com os alunos e treinadores nacionais, três vezes ao ano e durante uma semana\", acrescentou o consultor espanhol.
Álvaro Lozano considera que, além de visar os objectivos de incentivar nos jovens a cultura da prática desportiva, o projecto busca também a valorização de bens gerados pelo desporto, como são os casos do trabalho em equipa, sacrifício, esforço e dedicação.
\"Queremos que esta parceria seja uma porta aberta, para que os talentos angolanos possam desenvolver as suas qualidades no desporto e que possa servir de montra para o futebol internacional. Acredito que teremos muitos benefícios para os atletas angolanos\", sustentou.

"Jovens vão concretizar sonhos"

O director do Colégio Crystal do Talatona, António Eduardo, disse não ter dúvidas que a abertura da escolinha de futebol, com apoio do Real Madrid de Espanha, vai ajudar a proporcionar aos jovens talentos angolanos uma soberana oportunidade para realizarem sonhos.
"O desporto ajuda na evolução das crianças e sentimos que, esta parceria com a fundação Real Madrid, ajudará os talentos do futebol entre os nossos  estudantes do colégio para que possam ser observados e descobertos. Sabemos que existe muitos talentos no país, mas que nem sempre são descobertos. O Real Madrid é um clube que dispensa apresentação. Será uma grande valia para os nossos jovens concretizarem os seus sonhos", disse.
António Eduardo esclarece, por outro lado, que a iniciativa de se inaugurar uma escola de futebol no interior do colégio partiu de uma ideia concertada entre cristãos católicos angolanos e espanhóis, no âmbito de um projecto de formação integral, com objectivo de desenvolver nos alunos habilidades pessoais nas modalidades desportivas.
"Vimos o desporto como um meio para que se descubra vários talentos e permita que as crianças possam aprender sobre as valências desportivas. Os mentores deste projecto são leigos católicos angolanos e espanhóis, optimistas de que este projecto tem pernas para andar", enfatizou.
A grande prioridade para o acesso à escolinha, segundo ainda o director António Eduardo, é para os alunos internos, mas não admite haver a possibilidade de integração de algum aluno do exterior do colégio, sempre que haja vagas nos 150 lugares disponíveis.
"A minha expectativa é enorme, porque em Angola o clube espanhol é muito conhecido e esperamos ter sucesso com este projecto. Esperamos que tenhamos sucesso e os atletas possam viver uma experiencia no futuro nas escolas do Real Madrid de Espanha".