Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Samba confirma ttulo amanh

Augusto Panzo - 18 de Novembro, 2017

Torneio que vinha decorrendo desde o passado ms de Abril conhece amanh o seu trmino

Fotografia: Cedida pelo Clube

As equipas das velhas guardas do Rangel e dos Dikotas da Samba defrontam-se a partir das 10H00 de amanhã, no campo do Instituto Superior de Enfermagem (ISE), em partida referente à vigésima quinta jornada, última do campeonato provincial de futebol da categoria, designado por \"Carrs/2017\", naquilo que servirá apenas para a confirmação do título para o conjunto da Samba.

Mesmo que perca o jogo, a formação da VG dos Dikotas da Samba já é o virtual campeão da competição, fruto dos 40 pontos conseguidos ao longo deste campeonato, soma insuperável por qualquer um dos adversários nesta derradeira ronda. A equipa dos Dikotas da Samba vai receber como prémio da comissão organizadora, um troféu, acrescido de um valor monetário na ordem de setecentos mil kwanzas, enquanto que o finalista vencido se contenta com um diploma de participação, prémios reservado igualmente para todas as equipas participantes.

Ao melhor marcador e ao guarda-redes menos batido serão atribuídos respectivamente um troféu e um diploma de mérito, ao passo que, à equipa revelação, a comissão organizadora tem reservada uma taça.

No capítulo de melhor marcador a luta vai até ao último apito dos árbitros, pois, quer o jogador António Pinto, que tem 12 golos, como Alberto Munhelele, com 10 tentos apontados, têm ainda oportunidade de aumentar a sua cifra, tendo em conta que as suas equipas ainda vão disputar a derradeira ronda.

No que diz respeito ao guarda-redes menos batido, o troféu ficará definitivamente para o atleta da equipa da VG dos Dikotas da Samba, visto ser improvável que essa formação consinta mais de dois golos diante do seu adversário da jornada, conforme crê o coordenador da prova. O torneio provincial \"Carrs/2017\" teve arranque no passado dia 4 de Abril do ano corrente, data que marca a celebração do Dia da Paz em Angola, e contou com uma participação inicial de 26 equipas.

Deste leque, apenas dezoito chegaram à fase final, em função das desqualificações observadas ao longo do torneio, por força da violação aos regulamentos internos da prova, nomeadamente, o cometimento de duas faltas de comparência consecutivas, ou três alternadas.

A lista de desistentes é longa, mas a última a sofrer essa sanção é a formação das VG dos Escorpiões da Boa Fé, de Viana, que se viu então excluída da disputar a derradeira jornada da prova.

Tal como é designado, o torneio teve o suporte financeiro da empresa Carrs, que acarretou com quase a totalidade das despesas inerentes à organização, realização e premiação de todos os participantes.


TAÇA \"FIM-DE-ANO\"
Zango faz estreia no torneio


 Depois da confirmação feita quanto à sua participação junto da comissão organizadora, a equipa de futebol de velhas glórias do distrito urbano do Zango, município de Viana, estreia-se hoje no torneio Fim-de-Ano, quando defrontar a partir das 8H30´, no campo \"Comandante Loy\", a sua similar de Viana, em partida referente à primeira jornada da referida prova.

A equipa do Zango foi a última a fazer a sua confirmação como candidato à participação ao torneio, facto que possibilitou o completamento do quadro de oito equipas, uma vez que até à altura haviam confirmado apenas sete, o que poderia criar uma imparidade na calendarização dos jogos.

Inácio Neto, coordenador da comissão organizadora, mostrou-se satisfeito com a integração do grémio do Zango, depois da desistência do conjunto de Cacuaco, por alegada impossibilidade de participação.

 No quadro de jogos para esta primeira ronda, o campo \"Comandante Loy\" vai igualmente albergar a partida entre as formações das velhas glórias do Cariango e do Hoji ya Henda, desafio que vai anteceder ao duelo de estreia do conjunto do Zango.

Em simultâneo àquele duelo, a equipa das velhas glórias do Cazenga estará a medir forças com a similar do Tala Hady, num duelo previsto para às 8H30´, marcado para o campo Mário Santiago, ao Sambizanga.

Duas horas depois, isto é, quando forem às 10H30´, o mesmo recinto volta a albergar outro desafio, que oporá o conjunto das velhas glórias do Sambizanga à sua similar do Prenda.                                  


TAÇA BABA
Sonangol e Dragões
abrem a competição


  A  Escola FC da Sonangol e Dragões FC jogam hoje, às 8h00, no campo da FAPA, bairro da Paz, no distrito urbano do Ngola Kiluanje, para abertura da I edição da Taça Baba em futebol onze, competição que se estenderá até ao próximo dia 20 de Dezembro, numa organização da Associação de Futebol Os Kambas.

A primeira jornada do torneio que vai ser disputada no sistema de todos contra todos a uma volta, reserva igualmente para hoje os seguintes jogos: Brilhantes FC - Escola FC da Sorte (10h00), Chaves de Ouro FC - Clube Desportivo da Paz (12h00) e Académica da FAPA FC - Misto FC (14h30).

A comissão organizadora, segundo o coordenador técnico do torneio, Ernesto Alberto Wala,  em entrevista ontem ao Jornal dos Desportos, tem as condições técnicas e administrativas criadas para fazer disputar a competição a partir desta manhã.

\"A organização tem todas as condições preparada para fazer disputar o torneio. As oito equipas estão confirmadas, assim como tem os prémios à disposição para fazermos a entrega aos vencedores no próximo dia 20 de Dezembro, data em que termina a prova. O torneio vai ser disputado no sistema de todos contra todos a uma volta\", disse.

A Associação de Futebol Os Kambas, segundo ainda Ernesto Wala, vai premiar o campeão com uma taça e 25 medalhas, o vice-campeão com uma taça e o terceiro classificado com um par de equipamento.

O melhor jogador do torneio vai ser premiado com um certificado de mérito e um quadro desportivo, o melhor marcador com um troféu e um para de chuteira e o melhor guarda-redes com um troféu e um par de luvas.

A primeira edição da Taça Baba vai ser disputada por oito formações do distrito urbano do Ngola Kiluanje, designadamente Escola FC da Sonangol, Dragões FC, Brilhantes FC, Escola FC da Sorte, Chaves de Ouro FC, Clube Desportivo da Paz, Académica da FAPA FC e Misto FC.


COMPLEMENTO
Outros jogos da jornada

 A vigésima-quinta jornada do campeonato provincial \"Carrs/2017\" reserva ainda outros desafios, a serem disputados na manhã de hoje sábado, dia 18 de Novembro, cujo emparceiramento encerra alguns jogos muito empolgantes. 

Nesta senda da programação, a ronda começa às 8H00, com a realização do jogo entre a VG Adriano Moreira  e a VG do Curtume, desafio a ser disputado no campo da Terra Nova, distrito urbano do Rangel, duelo que será seguido trinta minutos depois, isto é, às 8H30´, pelo desafio entre as VG dos Camarões e da Praia do Bispo, partida esta, marcada para o campo dos Bairros Unidos, ao Cazenga Popular.

Segue-se então a partida em que a VG do Kilamba Kiaxi defronta a similar do Sporting às 10H00, num duelo cujo palco será o campo municipal do Golfe, numa altura em que estará a decorrer em simultâneo o jogo entre as VG do Cariango e do Ngola Kiluanje.

Ainda no âmbito do cumprimento do calendário referente à jornada em causa,o campo dos Bairros Unidos volta a ser palco de outro duelo, desta feita, pondo frente a frente as formações da VG do Hoji ya Henda e da similar do Cacuaco, cuja partida está marcada para às 11H00. Na mesma altura estará a decorrer  igualmente o último jogo do dia, com o conjunto da VG do AC Mabor a defrontar a sua similar do Prenda.

Este desafio é o segundo a ser disputado no campo da Terra Nova, distrito urbano do Rangel.

O campeonato provincial de futebol das velhas guardas é uma competição realizada sob a alçada da Associação Provincial de Futebol das Velhas Guardas de Luanda (APFVGUL), e visa proporcionar momentos de lazer entre antigos praticantes da modalidade.