Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Sambilas abrem a semana com vitória

Avelino Umba - Lobito - 30 de Janeiro, 2017

Os sambilas podiam ter terminado o desafio com um resultado superior se faltasse prontidão defensiva contraria

Fotografia: M. Machangongo

Um golo de Patrick (ex-1º de Agosto),  marcado na primeira parte, e outro de Kibeixa, no segundo tempo, foram suficientes para que a equipa do Progresso Sambizanga regressasse vencer ontem, no estádio da União da Catumbela, o Sagrada Esperança da Lunda Norte, por 2-0,  no sexto jogo amistoso da pré-época que a formação sambila realiza na cidade de Lobito em Benguela.

O primeiro golo aconteceu na sequência de um pontapé de canto cruzado cobrado por Rene: Patrick no lugar certo cabeceou para dentro da baliza.
Antes, numa jogada foi  negada golo à equipa sambila quando Yano frente ao guarda-redes atirou para a sua figura, que obrigou o Yuri a socar a bola para cima da baliza.Na segunda parte, os sambilas às ordens de Henriques Sobrinho (Kito Ribeiro) , numa jogada colectiva chegaram ao segundo golo por intermédio de Kibeixa.

Os sambilas podiam ter terminado o desafio com um resultado superior, não fosse a prontidão defensiva contraria a anular vários intentos de Yano, Patrick e Almeida que chegavam várias vezes à baliza defendida por Yuri.

Os pequenos Cuca e Vá, pressionavam o adversário, levando-o até ao seu último reduto. Os dois mostravam com seus dribles que prometem dar alegria aos aficionados sambilas nas provas em que estão inseridos, (Girabola e Taça de Angola). 

Kito Ribeiro pôs em testou Bodrick, Nzau, Ndieu, Almeida, Rene, Eliseu, Cuca, Vá, Silva, Patrick e Yano na primeira parte e, na segunda alinhou Nyame, Nzau, Buchinho, Kibeixa, Pepe, Lunguinha, Luis, Serge, Fofó, Silva, Bruno e Norberto no lugar de Serge.

Ekram Asma, pela sua equipa, colocou em campo Yuri, Patrick, Jefersson, Tanilson, Pingo, Tresor, Benim, Capita, Guedes, Filipe, francisco.
No final da partida, Diogo Pedro da equipa do Progresso Sambizanga, mostrou-se satisfeito com a equipa. "Vimos uma equipa diferente neste treino. Temos vindo a notar um crescimento paulatino que consideramos de positivo", disse.

Questionado sobre o balanço duas semanas de estágio pré-competitivo, o adjunto de Kito Ribeiro considerou satisfatório. "Estamos há duas semanas de trabalho, agora  vamos recarregar as baterias para a semana derradeira para, quando chegarmos a Luanda, termos energia suficiente para atacar o campeonato", sublinhou.

O treinador do Sagrada Esperança da Lunda Norte, Ekram Asma, sublinhou a importância do jogo, pois para si a derrota não esteve em causa. "Não tenho motivos de ficar triste pela derrota neste jogo treino, por contrário me alegro com o plantel por aquilo que tem vindo a mostrar nestes amistosos", disse.