Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Sambilas elevam nveis de motivao

05 de Janeiro, 2016

Rui Oliveira regressa ao Sambizanga aps passagem pelo Progresso da Lunda Sul

Fotografia: Jornal dos Desportos

Com o propósito de atingir os lugares cimeiros do Girabola2016, a equipa do Progresso do  Sambizanga está engajada no aprimoramento das capacidades competitivas dos seus integrantes, que vão lutar determinados a superar os adversários do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, garantiu o preparador físico, Rui Oliveira.

Ao analisar a actual fase pré-competitiva, iniciada no dia 21 no Campo do Complexo Escolar do Progresso, no quadro da época  que arranca em Fevereiro, o especialista brasileiro afirmou à Angop que os jogadores presentes estão determinados nas sessões diárias, para  puderem cumprir com os objectivos preconizados pela direcção do clube.“Estamos a realizar trabalhos de aprimoramento físico, que consiste no melhoramento da força específica. Verificamos que existe uma grande vontade e determinação na abordagem dos componentes do treino por parte dos jogadores. Isso, permite-nos vaticinar um empenho positivo na fase posterior, apesar de ainda não contarmos com todos os integrantes da equipa”, disse.

Acrescentou, que dos 32 jogadores previstos para o plantel sambila, apenas 20 comparecem aos treinos, dos quais constam três guarda-redes e dez atletas juniores (cinco provenientes do Real Sambila), aguarda-se a integração dos restantes nos próximos dias.Além de reconhecer o nível competitivo do Girabola, o técnico realçou que o objectivo do Progresso passa pelo melhoramento da classificação anterior (12º lugar/35 pontos), assim como situar-se entre os cinco no top da prova, como defende o seu presidente de direcção, Paixão Júnior.    
                                               
A possibilidade da equipa efectuar um estágio de três semanas no Brasil, com partida prevista para o próximo dia 16 de Janeiro, entre outros, também mereceu referências por parte de Rui Oliveira.Quanto aos reforços, o central Dieu Massadila, proveniente do 1º de Agosto, o lateral Anastácio (ex-Benfica de Luanda) são os destaques na formação progressista.

Desde a abertura das "oficinas", no passado dia 21, a maior parte dos reforços, assim como alguns atletas do antigo plantel ainda não compareceram e estão orientados a fazê-lo agora em Janeiro. Até ao fecho da nossa edição, continuavam ausentes do país, os atletas, Gerard, Vozinha, Ruissike, Lawrence e Benvindo, entretanto o jogador e marcador Yano está ao serviço da selecção nacional (Palancas Negras), que também está a  preparar-se para o CHAN2016, no Rwanda.
Na jornada inaugural do Girabola2016, o Progresso defronta o promovido Porcelana do Cuanza Norte.Formado em educação física, Rui Oliveira, depois de já ter antes cumprido dois anos no emblema sambila, passou pelo 1º de Maio de Benguela e  pelo Progresso da Lunda Sul, que foi considerada equipa sensação do Girabola2015.