Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Sambilas homenageam Salviano

02 de Dezembro, 2017

Velhas guardas do Progresso Sambizanga jogam hoje s 10h00 a final do torneio

Fotografia: Jose Soares | Edies Novembro

As formações das velhas guardas do Progresso Associação Sambizanga (PAS) e do Sambizanga jogam hoje, às 10h00, no Complexo Desportivo e Escolar, a final da 1ª Taça os Inesquecíveis em futebol onze, competição homenagem ao antigo internacional angolano Salviano Magalhães  (Man Tai ) pelos feitos ao serviço dos sambilas e do desporto rei nacional.
José Moreira \"Zezinho\", um dos organizadores da referida actividade e treinador das camadas de formação do Progresso Sambizanga, disse ontem ao Jornal dos Desportos, que têm as condições criadas para a realização da actividade que homenageia um dos grandes futebolistas angolano. Segundo ele, a homenagem partiu de um grupo de ex-praticantes e visa enaltecer o contributo dado por Salviano Magalhães ao futebol nacional na década de 70 e 80 do século passado.
\"Nós, das velhas guardas do Progresso Sambizanga, decidimos organizar uma actividade onde convidamos várias entidades desportivas e não só para homenagear Salviano por tudo aquilo que ele emprestou ao futebol nacional. É um dos fundadores do clube (Progresso Sambizanga). É um kota que merece, está  connosco e é o nosso condutor das velhas guardas\", disse. 
Salviano Magalhães foi treinador principal do Progresso Sambizanga, cargo que deixou após ter sido submetido a uma operação à cabeça do fémur, que o impossibilita de andar   em condições há anos. Devido a esta situação, Man-Tai tem viagem marcada para os próximos dias à  Republica de Cuba em tratamento médico.
A actividade vai ter início às 09h30, com uma partida de confraternização entre as velhas glórias do Sambizanga e de Viana. Segundo o programa da actividade em homenagem ao antigo defesa central dos sambilas e da selecção nacional, para as 10h10, está marcada uma intervenção do presidente de direcção do Progresso Sambizanga, Paixão Júnior, enquanto às 11h50, acontece a cerimónia de entrega de troféus. Fizeram igualmente parte do torneio as equipas de velhas guardas da Académica do Panguila  e do Interclube.