Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Sambilas querer dar mais atletas

Avelino Umba - 27 de Março, 2017

Avançado Yano (19) já é uma presença constante dos sambila na Selecção onde pode contar com mais colegas

Fotografia: Santos Pedro

O treinador adjunto do Progresso Sambizanga, Diogo Pedro "Dione" promete que a equipa técnica de que faz parte continuará  trabalhar no sentido de poder continuar a fornecer bons jogadores aos Palancas Negras orientadas pelo treinador hispano-brasileiro, Beto Bianchi.

"Isto só vem mostrar o trabalho liderado pelo treinador Kito Ribeiro e acreditamos que nos próximos tempos outros jogadores também possam merecer a confiança do seleccionador nacional", disse. 

O treinador  mostra-se satisfeito com a convocatória dos três jogadores "sambilas", nomeadamente Yano, Vá e Lunguinha que estão nos Palancas negras para os amistosos com Moçambique e África do Sul, visando o apuramento ao CAN a disputar-se em 2019, nos Camarões.

"É motivo de regozijo para nós, equipa técnica. Mostramos a nossa bastante satisfação por este facto" disse o adjunto de Kito Ribeiro. Diogo Pedro destaca que os três jogadores são uma mais-valia para os compromissos do combinado nacional. "Daquilo que sabemos, têm potencial para fazer boa figura no combinado nacional, já tivemos o ensejo de os felicitar pelo facto de merecerem a confiança do seleccionador nacional", disse.

"Eles que tenham boa sorte, muito trabalho e que consigam dignificar as cores da selecção de todos os angolanos", acrescenta. Diogo Pedro "Dione" sublinha que os três atletas que muito têm contribuído, particularmente, para o sucesso dos" sambilas" na presente época futebolística que já conta com jornadas disputadas, Diogo Pedro.

Destaca, por esta razão, a juventude e a margem de progressão."São jogadores com qualidades e com uma boa margem de progressão. Por isso, nutrem em nós um sentimento de alegria. Que outros apareçam para dignificar as cores da nossa nação", augurou o treinador. Os jogadores da equipa convocados  são unânimes em afirmar ao que estão motivados por terem merecido a confiança do seleccionador nacional, o hispano-brasileiro Beto Beanchi.

SELECÇÃO NACIONAL
Antigo internacional exige mais
responsabilidade e profissionalismo


O antigo internacional angolano Albino António Carnaval apelou, há dias, em Luanda, aos integrantes da Selecção Nacional de futebol a primarem mais por uma postura responsável e profissional na luta por resultados positivos nos compromissos do paísAo analisar a convocatória do treinador Beto Bianchi, integrada por 21 jogadores para os jogos enquadrados na Data FIFA, o ex-guarda-redes referiu à Angop que a determinação e capacidade competitiva da equipa será fundamental para o êxito. 

"O seleccionador escolheu aqueles jogadores que melhor estão em termos desportivos e esperamos por um comportamento que privilegie uma actuação colectiva", disse.

"As escolhas nunca são consensuais e temos que respeitar a decisão do treinador, que deverá primar por um trabalho táctico e de estratégia consentânea com o preconizado pelo país", acrescentou.

Albino António Carnaval sublinhou que a chamada de profissionais no exterior, que militam em campeonatos de níveis competitivos elevados, aliado aos internos, pode ainda proporcionar um colectivo harmonioso e forte na luta pelo resgate da alegria da população angolana.    
       
Ao lamentar ausência de alguns jogadores, como Gerson Dala (Sporting de Portugal), lesionado, Albino Carnaval, que na década de oitenta se notabilizou na equipa do Benfica do Huambo e Selecção Nacional, adiantou que os integrantes do conjunto nacional devem cultivar o "espírito" de sacrifício e obediência às orientações do treinador, que já deu monstras de experiência e trabalho positivo na sua equipa.    
                        
O também antigo funcionário sénior do Ministério da Juventude e Desportos, considerou ainda que com um forte apoio por parte da Federação Angolana de Futebol (FAF) e demais instituições o caminho dos triunfos ficará muito mais próximo.