Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Sambizanga e Panguila abrem torneio

Pedro Augusto - 13 de Julho, 2018

Velhas glrias do futebol nacional competem a partir de hoje at 18 de Agosto prximo

Fotografia: Dombele Bernardo | Edies Novembro

As formações do Sambizanga e da Académica do Panguila medem forças amanhã, às 9h30, no Complexo Escolar do Progresso, no Sambizanga, na abertura da 27ª edição da Taça \"28 de Agosto\" em futebol de velhas glórias, competição que este ano, homenageia o antigo Presidente da República e líder do partido MPLA, José Eduardo dos Santos, que deixa, em Setembro próximo, a vida política activa.
O desafio entre sambilas e \"panguilas\" é referente à primeira jornada do grupo A, que tem igualmente agendado o jogo entre as formações do Kilamba Kiaxi e de Cacuaco, às 11h00, no campo do Golfe.
Vinte e sete equipas, divididas em sete grupos de quatro cada, vão competir no torneio que será disputado no sistema de todos contra todos a uma volta, apurando-se os dois primeiros classificados de cada série e o terceiro melhor de todos os agrupamentos.
O Jornal dos Desportos soube do secretário-geral da Velha Guarda do Sambizanga, João Manuel, que é igualmente o coordenador técnico do torneio, que a primeira fase vai decorrer de 14 de Julho a 18 de Agosto próximo.
\"Temos todas as condições criadas para o sucesso do torneio. A primeira fase vai decorrer de 14 deste mês a 18 de Agosto próximo e vai ser disputada no sistema de todos contra todos a uma volta, apurando-se dos dois primeiros de cada série e o terceiro melhor classificado de todos os grupos\", disse João Manuel, tendo acrescentado que o campeão desta edição e mais o Misto de Luanda, a ser formado após o fim da prova, vão discutir o troféu maior, num quadrangular com as formações estrangeiras do Vitória de Setúbal e do Misto de velhas glórias de Moçambique.
A comissão organizadora do torneio, segundo ainda João Manuel, vai agraciar o vencedor com Akz 500.00,00 (Quinhentos mil), um troféu e 25 medalhas; o segundo classificado vai receber Akz 300.000, 00 (Trezentos Mil) e medalhas e o terceiro colocado vai embolsar Akz 100.00,00 (Cem Mil) e medalhas.
O guarda-redes menos batido, o melhor marcador e a equipa fair play vão receber cada um troféu e Akz 50.000,00 (Cinquenta Mil).
O torneio organizado pela Velha Guarda do Sambizanga e pela Associação Provincial de Velhas Guardas de Luanda, com o apoio das empresas Crisgunza Angola, Crisgunza Portugal e Crisgunza Moçambique, vai ser prestigiado por duas agremiações estrangeira. Trata-se das velhas glórias do Vitória de Setúbal (Portugal) e do Misto de antigas glórias moçambicano.

EQUIPAS E GRUPOS
As vinte e sete formações, que vão competir na 27ª edição da Taça \"28 de Agosto\" em futebol de velhas glórias, estão agrupadas da seguinte maneira:
Sambizanga, Académica do Panguila, Kilamba Kiaxi e Cacuaco ( Grupo A), Tala Hady, Samba, Hoji ya Henda e Camarões do Cazenga (B), Interclube, Casa Verde, Sporting e Ngola Kiluanje (C), Progresso, FC da Madeira, Rangel e Praia do Bispo (D), Polivalentes, Curtume, Cariango e AC Mabor (E), La Graça, Ilha, Escorpiões e Adriano Moreira (F) e Zangado, Prenda e 1º de Agosto (G).