Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Santa Rita da Cássia e Libolo abrem Campeonato Nacional

Jorge Neto - 14 de Janeiro, 2017

Equipas vão utilizar nas camisolas o logótipo do patrocinador ao longo da temporada futebolística

Fotografia: Kindala Manuel

As equipas do Santa Rita da Cássia FC e o Recreativo do Libolo protagonizam o jogo de estreia do Girabola Zap de 2017, no próximo dia 10 de Fevereiro, às 15h30, no estádio 4 de Janeiro, no Uíge, conforme o acerto feito ontem, na reunião realizada pela Federação Angolana de Futebol (FAF), com os clubes e a operadora de televisão,  patrocinadora da competição.

Ainda no mesmo dia, mas à noite, medem força as formações do Benfica de Luanda e do Recreativo da Caála, enquanto o jogo do campeão nacional, 1º de Agosto, diante do estreante JGM do Huambo, foi remarcado para o dia 15 do mesmo mês, devido ao envolvimento dos militares na primeira eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos, entre os dias 10 e 12 de Fevereiro, diante do Kampala Autority City do Uganda, naquele país.

Os outros desafios da primeira jornada do Girabola Zap 2017, segundo o acerto, acontecem nos dias 11 e 12 do mesmo mês.

O desafio entre o 1º de Agosto e o JGM do Huambo será o único que não se disputará nos primeiros três dias, marcados para o arranque da competição. Além do campeão nacional, o calendário do Recreativo do Libolo também vai sofrer alguns alterações em função da participação dos libolenses na Taça da Confederação, que entra em competição somente na segunda eliminatória.

A intenção da FAF é salvaguardar os interesses dos dois representantes angolanos nas provas sob a responsabilidade da Confederação Angolana de Futebol (CAF).

A reunião serviu para acertar a programação do calendário do Girabola Zap apenas da toda a primeira volta, com início do dia 10 de Fevereiro e termino no dia 21 de Maio próximo. O arranque da segunda volta está previsto para os dias 3 e 4 de Junho.

O sorteio da Taça de Angola será no dia 3 de Maio e os dezasseis-avos-de-final desta competição está marcada para o dia 27 do mesmo mês.
A primeira paragem no Campeonato Nacional da Primeira Divisão acontece em Junho, em função do envolvimento da Selecção Nacional "AA" na eliminatória de acesso ao CAN de 2019, nos Camarões, em que os Palancas Negras estão no grupo I.

Ficou igualmente assente na reunião presidida por Jeremias Simão, responsável do Conselho Técnico da FAF, que nenhum clube vai participar no Girabola Zap, sem que esteja licenciado, conforme a exigência da CAF e da FIFA, requisito cumprido já pelo 1º de Agosto e o Recreativo do Libolo.

Os técnicos devem ter a licença C da Confederação Africana de Futebol (CAF) para orientar na principal prova nacional.

Uma das novidades é que este ano os clubes vão utilizar nas suas camisolas o logótipo da Zap, principal patrocinador do campeonato.