Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Santana entre os dispensados

Jorge Neto - 15 de Dezembro, 2012

Santana Carlos no correspondeu a expectativa realizou uma poca cinzenta e apontou apenas um golo

Fotografia: Jornal dos Desportos

O atacante Santana Carlos é o destaque da lista dos jogadores dispensas do Petro de Luanda para a próxima época. Os petrolíferos prescindiram dos préstimos do atleta devido ao fraco rendimento na última temporada. Os médios Chiló e Day Day e o guarda-redes Dadão completam o lote de atletas que deixam o clube tricolor, além do avançado Love Cabungula, que não renovou o contrato e já assinou pela formação do Kabuscorp do Palanca. Santana, melhor marcador dos petrolíferos no ano de 2010, com 20 golos, sagrando-se igualmente campeão nacional, rumou para o Vitória de Guimarães da I Divisão de Portugal na época seguinte, mas não se conseguiu impor e na reabertura do mercado foi cedido pela equipa portuguesa.

No seu regresso ao país, foi dispensado para o Sagrada Esperança, onde realizou um campeonato que agradou à direcção petrolífera, que de imediato foi à busca do atleta, mas os baixos níveis apresentados na época recém terminada, levaram a formação do Catetão a prescindir dos seus préstimos. O avançado marcou apenas um golo este ano e, tendo em conta a concorrência de Kêmbua (10) e Ben Traoré (seis), a equipa técnica tricolor preferiu abrir mão deste experiente jogador, que já foi também campeão pela formação do Sagrada Esperança da Lunda-Norte.

O JD apurou que o atleta formado nas escolas petrolíferas, estuda várias propostas de clubes interessados nos seus serviços e nos próximos dias vai decidir o seu futuro e relançar assim a carreira numa nova equipa, com mais oportunidades de jogar. Quanto ao futuro de Chiló, Day Day e Dadão, a direcção petrolífera está a negociar com alguns clubes o empréstimo dos jogadores, formados na escola do clube e que têm um futuro promissor, mas que não se conseguiram impor no plantel principal devido à concorrência. Segundo apuramos, à semelhança do que aconteceu com jogadores como Miguel, Kêmbua, Loló e Flávio Amado, que se afirmaram em outros clubes os dirigentes estudam as propostas dos interessados.


MÉDIO ZAMBIANO
Katongo aguarda
decisão da direcção


Apontado como um dos reforços de “luxo” para o meio campo do Petro de Luanda, o médio zambiano Felix Katongo não correspondeu à expectativa. Apesar de não constar da lista oficial dos jogadores dispensados, o Jornal dos Desportos apurou que a situação do campeão africano ainda não está definida. De acordo com as informações que tivemos acesso, o facto de o jogador ter mais um ano de contrato com os petrolíferos, pesou na posição da direcção de Mateus de Brito, que aguarda por propostas de formações interessadas no camisola 10.

Felix Katongo encontra-se de férias no seu país e espera pela definição do seu futuro, todavia, ainda ligado aos terceiros classificados do último Girabola e vencedores da Taça de Angola, não está posta de parte a possibilidade de rumar para um outro desafio. O médio ofensivo foi um dos três reforços para este ano (a par de Osório e Ben Traoré) e a contratação mais sonante, mas acabou por não satisfazer por completo as exigências da equipa técnica.     JN


SUPERAÇÃO
Mbiyavanga estagia na Itália


O técnico-adjunto do Kabuscorp Sport Clube do Palanca viaja amanhã para a Itália, onde, a convite da Escola Europeia de Futebol, vai frequentar um curso de nível do IIIº internacional reservado a treinadores da categoria de base. A acção formativa decorre de 17 a 27 do corrente e é orientada pelos professores brasileiros Ricardo Perlingiero e Marcelo Lima, director técnico e director operacional daquela escola. As aulas decorrem na Universitá Europeia di Roma e nos Campos Urbetevere Calcio e Centro de Treino da AS Roma. Mbiyavanga Kapela disse ao Jornal dos Desportos que vai estar alojado no Camping Village Roma e, enquanto durar a sua permanência, tem a oportunidade de trocar conhecimentos com outros treinadores estrangeiros, também convidados para o referido curso. Este é o quarto curso que o treinador-adjunto do Kabuscorp do Palanca frequenta, depois de ter já estado no Brasil por duas vezes com o mesmo propósito, além de uma terceira acção formativa que frequentou na Cidadela.  
A. PANZO


JUVENIS
Torneio “Miller Gomes”
apura os finalistas hoje

Goiás FC-Buta School e Brilhantes de Viana-Escola de Futebol do Ti Nandinho são as partidas das meias-finais agendadas para esta manhã, às 8h00, no campo da Zuid, vila de Viana. As equipas conseguiram o apuramento depois de boas prestações na primeira fase do torneio em juvenis, denominado “Um futuro, um sorriso”, organizado pela Associação Filantrópica Miller Gomes. A prova, que teve início a 25 de Novembro, insere-se no projecto que visa combater a criminalidade infantil e juvenil, a violência doméstica, tráfico de crianças, tabagismo e outros males que enfermam a sociedade angolana. No final dos jogos, o patrono da associação vai atribuir prémios a determinados atletas que sejam aniversariantes, à semelhança do que ocorreu na penúltima jornada, em que Jaime Catulumba e Gaspar Miguel Luís foram contemplados com alguns prémios-surpresa.                A.PANZO