Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Seleco procura vitria

18 de Maio, 2017

A seleco nacional de futebol de Sub-17 defronta hoje s 15h30, no Estdio da Amizade, em Libreville, a similar da Tanznia, jogo a contar para a segunda jornada (Grupo B) da 12 edio do campeonato africano da categoria, que decorre desde domingo, no

Fotografia: Jos Soares | Edies Novembro

Para este confronto, o seleccionador nacional, Languinha Simão Coxe, realizou na terça-feira no Estádio da Amizade um treino leve que durou aproximadamente 90 minutos, em que procurou a reabilitação física dos jogadores dado o desgaste do jogo da primeira jornada.

O combinado nacional trabalhou ontem, em duas partes distintas. Na primeira metade, Simão Coxe trabalhoun a vertente psicológica dos jogadores.  
\"O adversário treina tal como nós. Tem períodos que  sobe e controla o jogo tal como nós,  temos de levantar a cabeça e reagir. A resposta foi um indicador positivo, e é a nova mentalidade que queremos adaptar para a nossa selecção, saber que as melhores coisas são as mais difíceis, e não estamos aqui para escolher adversários\".

\" A selecção da Tanzânia é uma equipa forte e muito rápida nas transições, defende em linhas baixas, para depois sair em contra-ataques rápidos nas costas. É muito dinâmica, tem mobilidade ofensiva, tem argumentos\", disse.

Para Languinha Simão, o importante para a selecção \" é termos a bola e procurar não perdê-la. E, quando a perdemos, o ataque temos de fazer pressão nos jogadores que tiveram-na de forma a condicionar o ataque deles, e  recuperarmos as nossas linhas de defesas\", disse.

Ciente do porte físico dos adversários, o técnico dos palanquinhas tem a receita. \"Primeiro é evitar o contacto físico, para não se desgastar. O mais importante é ter a bola e fazê-la circular de forma rápida, mudar de um corredor para o outro e ter um bom aproveitamento nos espaços\", apelou.

Angola, depois de estar a perder na primeira parte, por 0-2, empatou com o Níger, no jogo de estreia do grupo B, do campeonato.  Face à boa prestação no primeiro jogo, o \"onze\" deve ser o mesmo: Nsessani, Adalmiro, Moisés, Euclides, Basílio, Abílio, Orlando, Fiet e Pedro, Gelson e Tombé.

A Tanzânia também empatou com o Mali, a zero, no jogo de abertura da ronda da prova africana. Também para hoje,  o Mali mede forças com Níger, às 18h30,  no Estádio da Amizade, em jogo do Grupo B.
 
GELSON CONFIA
 
O ponta de lança Gelson, autor de um dos golos dos palanquinhas na jornada passada, mostra-se bem disposto para o jogo de hoje.

\" Estivemos bem no jogo passado,  jogámos com uma equipa com atletas fisicamente maiores, que nós . Empatou com o Mali, e tenho a certeza que vai  dar o seu melhor neste jogo\",previu o atacante angolano.

Nós estamos determinados a ganhar este jogo,  e por acreditar  no nosso conjunto,  tenho a certeza que vamos  fazer  um bom campeonato” salientou .