Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Seleco melhora nveis competitivos

Valdia Kambata - 12 de Setembro, 2019

Fotografia: M.Machangongo | Edies Novembro

A Selecção Nacional Sub-17, encerrou ontem a sexta semana de trabalhos com empate (0-0), diante da equipa Sub-20 do Interclube, no prosseguimento da sua preparação, visando a fase final do Campeonato do Mundo da categoria, a disputar-se no Brasil, de 26 de Outubro a 17 de Novembro do ano em curso.
Sob o olhar atento de alguns adeptos, o amistoso serviu para a equipa técnica comandada por Pedro Gonçalves, conferir os níveis de crescimento da selecção, bem como corrigir os erros que a equipa cometeu nos jogos anteriores.
A selecção entrou mais esclarecida e dominou a primeira parte, mostrando claramente que o trabalho começou a dar os resultados preconizados, embora denote-se ainda algumas falhas, que a seu tempo serão debeladas.
Na etapa complementar, com as mudança de atletas em campo, apesar do ritmo do jogo ter baixado, o combinado nacional manteve a postura, diante de uma equipa de categoria superior.
Embora, a Selecção Nacional Sub-17 continue a marcar poucos golos, o técnico-adjunto, Silvestre Pelé, continua a valorizar o empenho e dedicação dos atletas. \"Fechamos hoje mais uma semana de trabalho, onde cumprimos com o nosso programa\", realçou.
Destacou, que \"com muita satisfação, os meninos conseguiram entregar-se de corpo e alma aos treinos e em particular no jogo de hoje( ontem) da melhor forma. Assim sendo, demo-nos por feliz pelo trabalho que temos feito\", esclareceu .
Em relação aos jogos realizados até ao momento, disse que o gráfico apresenta indicadores positivos. \"O nosso gráfico é de subida, se comparamos com o jogo da semana passada. Podemos dizer que o jogo foi mais qualitativo, pois os miúdos conseguiram aplicar aquilo que temos batalhado no dia a dia\", avaliou .
De resto, no quinto amistoso, a selecção demonstrou estar no bom caminho. Depois da vitória diante da AFA, por 4-1, derrota com os Sub-20 do 1º de Agosto, por 1-4, empate a zero com o Real Sambila, e novo desaire frente ao Progresso do Sambizanga, por 2-0, os garotos estão a subir de rendimento.
A equipa técnica dispensou os atletas, que regressam aos seus clubes e voltam a trabalhar na próxima segunda-feira, ás 8h30, no Estádio da Cidadela, no distrito do Rangel.
\"Dispensamos hoje (ontem) os atletas para os seus clubes, onde desejamos que joguem e, na próxima semana, se apresentem ao seu melhor nível\", salientou.

OBSERVAÇÃO
“Os três atletas integrados estão acima da média”


Aurio Teixeira, atleta da equipa de juvenis do West Bromwich, é a principal novidade do grupo de três atletas, que integraram os trabalhos  dos palanquinhas. 
De 16 anos de idade, o atleta integrou esta semana os trabalhos  da selecção e está ser observado pela equipa técnica liderada por Pedro Gonçalves .
Silvestre Pelé foi peremptório em afirmar, que a integração de mais três jogadores, nomeadamente Jovito e Canco oriundos  do Real Sambila, e Aurio Teixeira, proveniente da Inglaterra, faz parte do programa da equipa técnica.
\"As portas estão sempre abertas, pois o nosso trabalho é contínuo, sobretudo quando se tratam de camadas jovem. Não podemos fechar as portas, pois  nunca se sabe o que pode acontecer mais a frente\", revelou.
Quanto a qualidade dos três atletas, sublinhou que estão acima da média. \"Estamos a falar de atletas com detalhes para integrar a Selecção Nacional. Os três jogadores estão acima da média\", disse.
\"Vamos continuar a acompanhar, pois podem ser atletas a ter em conta. Neste treino, deixaram bons indicadores e vamos procurar aperfeiçoar, afim de atingirem os níveis dos outros atletas\", precisou.