Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Seleco na ltima semana de preparao

Paulo Caculo - 20 de Janeiro, 2020

Benvindo Incio divulga sexta-feira a lista dos catorze eleitos para a fase final do africano

Fotografia: Contreiras Pipas

A Selecção Nacional sénior masculina de futebol de salão cumpre a partir de hoje, às 17H00, no Pavilhão Anexo I da Cidadela, a semana derradeira de preparação, visando a disputa do Campeonato Africano das Nações (CAN), a decorrer de 28 deste mês a 7 de Fevereiro próximo, em Casablanca e Laâyoune, no Reino do Marrocos.
A partir da sessão de treino desta tarde, o seleccionador Benvindo Inácio começa a ficar com a ideia do grupo de 14 jogadores, que deve eleger para dar corpo ao combinado nacional, tendo em vista o "assalto" aos objectivos na competição africana.
Deste ensaio, a equipa técnica deve sacar novas ilações sobre o nível competitivo e qualidade de entrosamento entre os sectores. O JD sabe que para esta semana derradeira, as atenções vão estar ainda centradas nos atletas que melhor se adaptam a filosofia do seleccionador para os desafios na competição.
Com a viagem para Marrocos, palco do CAN, agendada para domingo, dia 26, o seleccionador nacional tem a última semana para efectuar os últimos acertos à estratégia, descortinar o grosso de prováveis titulares, bem como definir o modelo táctico que deve dar suporte ao jogo da selecção na competição.
Antes da viagem e no final da última sessão de treino, Benvindo Inácio deve dar a conhecer os 14 jogadores que vão integrar a comitiva. Do programa de treinos desta fase derradeira de preparação consta, ainda, dois jogos amigáveis frente ao Misto de Luanda e Maculusso, no Anexo I da Cidadela.
Benvindo Inácio não tem descartado nos trabalhos da selecção, a atenção aos pontos fortes e fracos dos adversários que vai enfrentar no grupo B do CAN, nomeadamente Moçambique, Egipto e Guiné. Com os dados que dispõe dos seus opositores, tem procurado alternar os vários sistemas tácticos para não serem surpreendidos.
E diga-se, nesse aspecto, os habituais cuidados com a defesa, para evitar riscos desnecessários e os apelos à eficácia ofensiva, como garantias de consolidação do triunfo, centralizam as atenções do seleccionador, que ambiciona uma prestação condigna.
Angola estreia-se no campeonato africano no próximo dia 29 do corrente, diante dos moçambicanos, em Laâyoune. Na segunda jornada defronta os egípcios, no dia 31, também em Laâyoune, ao passo que na última ronda da fase de grupos mede forças com os guineenses, dia 2 de Fevereiro, em Casablanca.