Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Seleco segue viagem para Benguela na 2 feira

Paulo Caculo - 11 de Janeiro, 2020

A Selecção Nacional sénior masculina de futebol de salão tem viagem prevista para Benguela, na próxima segunda-feira, dia 13, palco do primeiro grande teste do ciclo de preparação visando o CAN do Marrocos, a ter lugar de 28 deste mês a 7 de Fevereiro, nas cidades sedes de Casablanca e Laâyoune, Reino do Marrocos.
Cumprida que está a fase inicial de trabalhos na capital do país, com os jogos amigáveis frente o Misto de Trabalhadores de Luanda (11-2), Edições Novembro (12-2) e Misto de Luanda, o seleccionador Benvindo Inácio espera, nesta etapa de realização de testes amistosos diante de selecções regionais, elevar a carga da qualidade de jogos.
Ao contrário dos desafios já efectuados em Luanda, a Selecção Nacional espera ter em Benguela, Lubango e Namibe jogos muito mais complexos e diante de adversários que vão obrigar dos pupilos de Benvindo Inácio esforços redobrados. Os difíceis embates vão ajudar a moldar o conjunto de maior endurece competitiva e melhores níveis de entrosamento.
O afastamento, por lesão, do ala Bebucho, da RNT, representa a única contrariedade do momento na selecção.
O jogador, segundo fez questão de esclarecer à imprensa o director técnico da Federação, Adérito Barreto, não cumpriu com um plano de recuperação traçado pela equipa médica, facto que terá contribuído no agravamento da sua lesão na coxa esquerda.
A inesperada saída do jogador da concentração reduz o grupo para 16 dos 17 atletas inicialmente convocados pelo seleccionador Benvindo Inácio. Seguem viagem para o CAN do Marrocos 14 jogadores, entre os quais apenas dois guarda-redes.
De acordo com o programa de preparação, na cidade de Benguela, o \"Cinco\" Nacional realiza dois treinos técnico e tácticos, antes do teste frente à selecção regional. Logo após este amistoso, o grupo segue viagem para o Lubango, onde igualmente mede forças com uma selecção regional. O jogo diante da selecção do Namibe, conhecido como o maior \"viveiro\" do futebol de salão do país, acontece no dia 19 do mês em curso.
No CAN do Marrocos, Angola integra o grupo B e estreia-se frente a similar de Moçambique, no dia 29 deste mês, na Arena de Laâyoune. Para a segunda ronda, Angola joga com o Egipto no dia 31 do corrente, também na Arena de Laâyoune.
A Selecção Nacional fecha a primeira fase da competição africana diante da Guiné Conacri, no dia 2 de Fevereiro, em jogo a contar para a terceira e última jornada. Os dois primeiros classificados do Grupo A e B qualificam-se para as meias-finais do africano.
O Africano é qualificativo para o Campeonato do Mundo, a decorrer de 12 de Setembro a 4 de Outubro, nas cidades sedes de Vilnius, Klaipeda e Kaunas, Lituânia, com a participação de 24 países. Os três primeiros classificados da competição apuram-se automaticamente para o Campeonato do Mundo
A Lituânia, na condição de anfitriã, e Ilhas Salomão, da Confederação da Oceânia, são as únicas selecções apuradas para a fase final da competição.