Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Show at 2024

18 de Julho, 2019

Mdio-trinco Show vai utilizar camisola nmero 23

Fotografia: DR

O internacional angolano,  Manuel Luís Cafumana "Show", contratado este mês pelo Lille Olympique Sporting Club Métropole, prometeu "suar" a camisola do grémio francês, da primeira divisão, nos cinco anos de contrato assinado hás dias, em França,  depois de ter representado o tetracampeão 1º de Agosto.  
De acordo com o site oficial do Lille, que não avança os valores envolvidos na transferência do jogador, que deve ficar na agremiação europeia até 2024, o futebolista angolano agradeceu a oportunidade dada pelo clube francês, a quem prometeu ajudar da melhor maneira possível  para dar alegrias aos adeptos.
"Antes de tudo gostaria de agradecer ao clube. Estou muito feliz e orgulhoso por estar aqui (Lille). Quero ajudar o LOSC da melhor maneira possível. O meu objectivo já é integrar-me bem aqui e depois fazer tudo para vencer e trazer felicidade aos adeptos. É verdade,  que para mim,  a adaptação será algo muito importante. Eu darei tudo e tentarei ser o melhor", disse.
Show, de 20 anos de idade, vai utilizar o número 23, por sinal, o mesmo com que se apresentou no clube militar,  os dirigentes do Lille esperam que o internacional angolano tenha rápida adaptação ao país e ao futebol francês.
O director-geral do Lille, Marc Ingla, disse que o atleta era seguido, por um longo tempo pela célula de recrutamento do clube, pois, possui qualidades como  inteligência no passe, que o ajudarão a  impor-se na equipa francesa.
"Ele (Show) é um jogador jovem, mas  é muito forte no meio -campo, em posição de recuperação. Tem boa inteligência no passe, bem como na velocidade de execução. Achamos, que tem muito espaço para melhorias e que o nosso projecto o ajudará a  desenvolver-se. Sabemos que levará algum tempo para se adaptar, mas estamos confiantes de que se aclimatará,  rapidamente", disse.
O factor língua, de acordo ainda com Marc Ingla, é um trunfo para o ex-jogador do 1º de Agosto, pois,  o Lille tem vários jogadores e treinadores que falam o português, como os brasileiros,  Leo (guarda -redes), Thiago Mendes e o português Edgar Lé (defesa central). 
"O facto de vários jogadores e membros da equipa falarem português no vestiário, também, é um trunfo para uma rápida integração", disse o director -geral do Lille.
O jogador formado no clube tetracampeão angolano subiu à categoria principal,  em 2017, com 18 anos,  foi preponderante na conquista dos últimos três campeonatos, pelo 1º de Agosto. Venceu ainda uma Taça de Angola.
Fruto das suas qualidades e elevada margem de progressão, o futebolista, de 1m 80 e 75kg, mereceu a confiança do seleccionador Srdjan Vasiljevic para representar Angola no CAN 2019, que decorre até amanhã no Egipto. Nessa prova,  actuou duas partidas, em que os Palancas Negras foram eliminados na fase de grupos.
Show é o terceiro futebolista, formado no 1º de Agosto, a ser contratado por clubes europeus,  nos últimos quatros anos. Ary Papel e Gelson Dala rumaram para o Sporting de Portugal, em 2016. O primeiro,  já regressou ao país, depois de se adaptar,  o segundo,  continua em terras lusas.
O Lille Olympique Sporting Club Métropole foi fundado em 1944, da fusão de dois clubes, SC Fives e Olympique Lillois. Na última época foi vice-campeão, com 75 pontos, atrás do PSG, com 91 pontos.