Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Silvestre Pel destaca dedicao dos atletas

Valdia Kambata - 05 de Setembro, 2019

Coeso e disponibilidade no grupo de trabalho tem sido a nota de destaque do combinado nacional que prepara a participao no campeonato do mundo da gategoria

Fotografia: Agostinho Narciso | Edies Novembro

O técnico-adjunto da Selecção nacional de Sub-17, considerou positiva a semana de preparação. Silvestre Pelé revelou ontem, que o trabalho já realizado até ao momento transmite uma certa confiança, de que os atletas estão a interiorizar com uma certa facilidade, os aspectos que lhes têm sido incutidos.  
\" O trabalho está a correr bem e, neste momento, não temos dúvida, mas sim certeza. O jogo de hoje (ontem) foi a demonstração de que os meninos  estão a subir de rendimento semana após semana, o que nos dá um certo alento\", disse o treinador em jeito de balança.
\"Vamos continuar a trabalhar, para corrigir os erros que estamos a cometer, pois devem ser feito o quanto antes, de forma que quando chegar altura da competição não tenhamos esta debilidades\", destacou, confiante na melhoria dos aspectos identificados.
A entrega, a capacidade de luta e a facilidade de assimilação da orientação da equipa técnica tem sido determinante, para o subir de rendimento da selecção, numa altura em que se aproxima a data do início do campeonato do Mundo.
\"Estamos a treinar com equipas de sub-20 e mais rotinadas, mas o que ficou patente é que o treino foi mais benéfico para nós, embora tenhamos perdido, mas o importante é avaliarmos aquilo que temos feito neste período\", sublinhou.
 O adjunto de Pedro Gonçalves, garante que o combinado nacional está compenetrado, dentro dos objectivos traçados pela equipa técnica para esta fase de preparação. Acredita que, até altura do campeonato do mundo, a selecção terá os automatismos definidos para competir.
\"O que nós queremos é que os automatismos estejam lá, porque toda equipa tem que ter uma estratégia de jogo e a selecção não pode abdicar deste princípio\", realçou, motivado pela forma como os garotos têm trabalhado.
Prosseguindo na sua avaliação, admitiu que é difícil trabalhar a perfeição, mas disse que os atletas têm capacidade para estarem ao nível daquilo que pretendem, para encararam os adversários com a mesma disposição.
\"Queremos é trabalhar na perfeição, pois os jogos ganham-se nos detalhes. Temos que ser eficientes naquilo que vamos fazer como estratégia, para a nossa equipa. Com todos estes elementos bem ensinados e realizados, podemos ter uma boa selecção\", vaticinou.

COSAFA
Técnico garante um grupo equilibrado


Silvestre Pelé revelou, que Angola vai participar no torneio da COSAFA, que acontece de 11 a 20 de Outubro, no Malawi, com uma outra selecção. O treinador disse estarem a trabalhar na pesquisa de novos atletas, para competirem na prova regional.
Garante que o leque de opção é vasto e neste aspecto está tudo salvaguardado. \"Tendo em vista a participação do combinado nacional no torneio da COSAFA, o trabalho de pesquisa não pára\", esclareceu o adjunto de Pedro Gonçalves.
\"Sabemos que temos um grupo grande de escolha, por isso vamos estar ligados às duas vertentes, a do mundial e outra da COSAFA. Temos de preparar duas equipas de forma equilibrada, embora o grupo mais forte tenha que ir ao mundial\", explicou. 
 O líder interino dos palanquinhas defendeu, que a selecção vai continuar a  trabalhar, para encontrar o grupo ideal para as duas competições, de formas a dignificar o país com boas participações, quer numa quer na outra prova.
\"Vamos continuar a fazer o nosso trabalho, para termos um grupo  equilibrado e não falharmos nas escolhas, naquilo que são as nossas ambições\" disse Silvestre Pelé, confiante numa participação airosa nas duas frentes.

AMISTOSOS
Selecção dá indicadores de melhorias

A Selecção Nacional em Sub-17 perdeu ontem, por 2-0, com a equipa de Sub-20 do Progresso do Sambizanga, no prosseguimento da preparação com vista à fase final do Campeonato do Mundo da categoria, a disputar-se no Brasil, de 26 de Outubro a 17 de Novembro, do ano em curso.
Com o seleccionador principal ausente, a orientar as honras, os palanquinhas foram orientados pelo técnico -adjunto, Silvestre Pelé, jogo em que a selecção teve uma atitude positiva, criava imensas dificuldades ao adversário.
Melhor posicionada em campo, em relação aos dois últimos amistosos, a equipa nacional deu luta até ao meio da primeira parte, mas a experiência dos sambilas veio ao de cima e no declinar desse período chegaram ao primeiro golo, por intermédio de Isaac.
Na etapa complementar, fruto de mudanças efectuadas pelas duas equipas técnicas, o ritmo de jogo baixou, mas foi o Progresso que aproveitou melhor as oportunidades criadas para ampliar o marcador, por intermédio de Beni, que selou o resultado, para 2-0.   
 Numa altura em que se aproxima o arranque da competição, a equipa técnica procura com a realização de jogos amistosos elevar os níveis de confiança e a \"capacidade competitiva\" dos atletas, por forma a encarar os adversários com a mais naturalidade durante o Mundial.
Para a próxima semana de preparação está agendado mais um jogo, desta vez diante da equipa de Sub-20 do Interclube, a realizar-se no Estádio Nacional da Cidadela. A derrota com o Progresso foi a segunda, das quatro partidas realizadas. Vitória sobre a AFA (4-1), perdeu com o 1º de Agosto (1-4) e empatou com o Real Sambila (0-0).
O Jornal dos Desportos apurou que até a altura do campeonato, o seleccionador de Sub-17 espera efectuar dez partidas amigáveis, no entanto, a Selecção Nacional de  regressa aos trabalhos na próxima segunda-feira, às 08h30, no Estádio da Cidadela.
De acordo o programa de preparação para os próximos três dias de trabalho, a par do jogo com o Interclube, os palanquinhas vão priorizar a correção e melhores de algus aspectos técnicos.