Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Sindicato dos jogadores trabalha na legalizao

Valdia Kambata - 09 de Maio, 2019

Fotografia: Domingos Cadncia | Jornal dos Desportos

" Neste momento, nós, Comissão Instaladora do SIFA,  estamos a trabalhar afincadamente, no sentido de reunirmos os pressupostos que a legislação sindical nacional exige, para a criação de um sindicato de caris nacional, concretamente no que tange à criação das representações de base ou seja, as delegações regionais, que serão quatro no total" salientou. E para materialização do  projecto, que visa defender os interesses dos jogadores angolanos, o SIFA tem trabalhado nas províncias. " Temos estado a contar com o apoio de algumas Associações provinciais de futebol (APF), para a massificação, divulgação e inscrição de alguns associados, principalmente os potenciais delegados de cada região", disse.
" O objectivo principal, é termos o SIFA constituído até antes do início da próxima época futebolística  de 2019/2020,  para começarmos a actuar em prol do jogadores ", acrescentou .
O  Sindicato dos Futebolistas  Angolano pode contar  com apoio  do Sindicato dos Futebolistas  de Portugal  e da União dos Trabalhadores Angolanos (UNTA), segundo aquele dirigente . " O Sindicato de Futebolista de Portugal é o nosso principal  padrinho. Tem ajudado na concretização dos nossos projectos. E a UNTA também nos auxilia na revisão dos estatutos, plano de acção, regimento eleitoral  e estruturação do SIFA e acessória jurídica"  explicou.
A par disso, frisou, os membros do Sindicato dos Futebolistas de Angola  tem procurado outras formas de parceria. " Temos estado também, arduamente, no mercado, à procura de parcerias com algumas instituições, no sentido de apoiarem na efectivação esta grande e boa causa para o nosso futebol e desporto no geral. Os jogadores da selecção principal, liderado pelo capitão Mateus Galiano, estão solitários na efectivação do SIFA e prometeram apoiar-nos com algum valor financeiro", sublinhou.