Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Soalemag homenageia Tio Nandinho

30 de Setembro, 2019

Cincia do Desporto, especialidade Motricidade Humana, da Universidade Jean Piaget.

Fotografia: Dr

O treinador angolano dos escalões de formação, Armando da Costa Faria \"Tio Nandinho\", mostrou-se surpreso e ao mesmo tempo grato, pela homenagem feita à sua pessoa pela direcção da empresa Soalemag, vocacionada para consultoria e formação,  pela contribuição em prol da modalidade e do desporto em geral. 
De acordo com os mentores da actividade, o destacado treinador, agraciado com um diploma de honra, em acto que decorreu sábado último, auditório do CINFOTEC, em Luanda, foi homenageado pelos bons serviços prestados à comunidade ao longo dos seus 39 anos como treinador.
“Pelo relevante serviço de transformação social de pessoas, por via da prática desportiva, temos a honra de homenagear Armando da Costa Faria”, refere a mensagem, apresentada durante a realização de uma palestra, que visou balancear o modelo de gestão do desenvolvimento desportivo no país.
O homenageado, falando para o Jornal dos Desportos, agradeceu todos aqueles que ao longo dos 39 anos, como treinador, contribuíram e têm contribuído para o sucesso da sua actividade, especialmente a esposa e filhos.
\"Nestes longos anos, 39, dedicados à formação de homens/futebolistas, sem fins lucrativos, agradeço a Deus pelo dom que me deu, a minha esposa e filhos pela paciência, dedicação, determinação, compreensão e muito mais. Obrigado, meu Deus  e família maravilhosa\", disse.
A Escola de Futebol do Zango, enquadrada no projecto “Brincando com a Bola/Ti- Nandinho, é o mais novo programa do antigo treinador de formação do Progresso Sambizanga, Flaminguinhos FC, GD da Terra Nova e Santos FC.
Criado em Novembro de 2010, com objectivo de ocupar os tempos livres das crianças e encaminha-las para a prática desportiva, especialmente o futebol, Armando da Costa Faria trabalha actualmente com 85 crianças dos 5 aos 16 anos.
O médio trinco Loide Augusto, 19 anos de idade, actualmente ao serviço dos Sub-23 do Sporting de Portugal (já trabalha igualmente com a equipa principal), e Picas, extremo de 18 anos, umas das referências do actual plantel do Petro de Luanda, são dois \"rebentos\" do projecto \"Brincando com a Bola/Ti-Nandinho\" em curso há 9 anos, no Distrito Urbano do Zango1, município de Viana. 
Pelas mãos do homenageado passaram igualmente algumas antigas estrelas, que evoluíram no país e no estrangeiro, casos de André Makanga (ex-capitão dos Palancas Negras e actual treinador do Recreativo do Libolo), Manucho Gonçalves, Kikas, Nandinho, Simão Papel (falecido), entre outros.
O acto, em que foram igualmente homenageados o ex-basquetebolista Victor Muzade (mentor do projecto basquete 3x3) e o director da Escola Macovi, Victor Correia \"Mbeco\", foi testemunhado pelos responsáveis de distintas federações nacionais, dirigentes de clubes e estudantes  do curso de Ciência do Desporto, especialidade Motricidade Humana, da Universidade Jean Piaget.