Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Sporting inaugura nova Escola

Val?dia Kambata - 05 de Abril, 2017

Governador de Luanda inaugura instituição que prevê formar mais de 200 jovens atletas

Fotografia: Jornal dos Desportos

A primeira academia de futebol do Sporting Clube de Portugal em Angola foi inaugurada ontem em Viana, comuna do Kapalanga, pelo governador de Luanda,  Higino  Carneiro.

Ontem o dia foi marcado  igualmente pela assinatura de um protocolo de cooperação entre as duas instituições desportivas. O presidente da Fundação com o mesmo nome, Norberto de Castro, e Bruno de Carvalho pelo Sporting de Portugal, foram os protagonistas do acordo que visa essencialmente a formação de técnicos e trocas de experiências no que concerne a formação de atletas. 

Consta do convénio também o intercâmbio de jogadores e treinadores de ambos os clubes sem qualquer contrapartida financeira. O presidente da escola Norberto de Castro, salientou a interesse da parceria com o Sporting, em face a importância que o clube leonino tem no contexto internacional .

"A importância que o Sporting tem a nível internacional, onde tem formado muitos futebolistas, como Luís Figo e Cristiano Ronaldo, como o nosso clube é uma grande alegria, pois quem vai ganhar com isso  é o povo angolano", disse.


Norberto de Castro  salientou que esta parceria não vai ter emissão de fundos do Sporting de Portugal ."Como responsável e dono da escola quero dizer publicamente que o Sporting não deu nenhum tostão para rubricar este acordo. Como benefícios os nossos treinadores poderão ir a Portugal obter formação e os técnico do Sporting virão pra cá e nos só teremos que lhes dar alojamento, para fazem um trabalho de qualidade", disse .

Por sua vez o presidente da SAD leonina, Bruno de Carvalho, garantiu que este é uma da estratégias  que a sua direcção traçou quando assumiu a direcção do clube de Alvalade. "Há quatro anos, quando chegámos ao Sporting, definimos que era importante começar a olhar de forma clara e sólida para os países de língua oficial portuguesa.

Ao longo do tempo fomos dando passos sólidos, criando parcerias,  primeiro com o 1º de Agosto, Recreativo da Caála e agora com esta academia . Uma Academia  que representa muito aquilo que são  os nossos valores,  que deve fazer chegar o desporto a todos aqueles que não tem possibilidades e por isso aceitamos sem exigências fazer parte deste projecto que pelo que sei já tem 15 jogadores no Girabola", referiu.