Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Sub-17 denota ligeira evoluo

Ausgusto Panzo - 31 de Dezembro, 2018

Sub-20 Angola continua procura de rumo nas competies continentais

Fotografia: Paula Mulaza | Edies Novembro

A persistência de alguns clubes, na aposta aos escalões de formação, aliado ao surgimento da Academia de Futebol de Angola (AFA), um grémio que veio dar mais visibilidade ao futebol de formação no país, constitui a grande mola impulsionadora do ressurgimento em força do futebol jovem no país.
O apuramento ao Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2019, de Sub/17, cuja fase final vai decorrer na Tanzânia no período de 14 a 28 de Abril de 2019, é a prova mais que evidente do que acabamos de exprimir.
Depois das alterações introduzidas pela Confederação Africana de Futebol (CAF), concernentes à disputa das eliminatórias por zonas, com vista a dar a muitos países a oportunidade de participarem nos jogos da aludida prova, parece que surtiu o efeito desejado.
Por graça, Angola tornou-se o primeiro país a qualificar-se neste novo molde, que consiste em disputar a eliminatória por regiões (no nosso caso, a COSAFA) e apurar apenas o vencedor de cada zona.
Neste contexto, os Palanquinhas, versão Sub/17, vão desfilar no dia 14 de Abril, em Dar es Salaam, capital da Tanzânia, ao lado das congéneres dos Camarões, Guiné - Conakry, Marrocos, Uganda, Senegal, Nigéria, e obviamente, a Tanzânia, na qualidade de anfitriã.
Apesar da proeza, na vertente de Sub/20, assiste-se ao grande fosso entre as boas exibições e os resultados esperados, pois, as coisas não andam como o preconizado, o combinado nacional está a ser demasiado perdulário nas competições internacionais.
O facto de ficar de fora, no apuramento ao Campeonato Africano de Nações de 2019 da categoria, cuja organização da fase final vai estar a cargo da República do Níger, no período de 2 a 17 de Fevereiro, é suficientemente elucidativo de quão mal vão as coisas neste escalão. AUGUSTO PANZO