Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Sub-20 regressa ao Torneio de Toulon

Paulo Caculo - 24 de Março, 2017

FAF já inscreveu a selecção jovem após a última participação há vinte e um anos

Fotografia: Jornal dos Desportos

Vinte e um anos depois da última prova no evento, a selecção nacional de futebol na categoria de Sub-20 volta a competir no Torneio Internacional de Toulon, prova organizada anualmente pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) em parceria com a federação francesa, apurou o Jornal dos Desportos de fonte da federação angolana da modalidade (FAF).

Para a 45ª edição do tradicional torneio de selecções de base, agora denominada \"Taça Maurice Revello\", agendada entre 29 de Maio e 10 de Junho, na cidade de Toulon, encontram-se já inscritas dez das 12 selecções previstas, incluindo os representantes africanos (Angola e Costa do Marfim), esta última campeã da prova em 2010.

A última participação de Angola no torneio remonta ao ano de 1996, na altura orientada pelos técnicos José Kilamba e Oliveira Gonçalves, a jovem selecção de Sub-20 acabou eliminada na primeira fase das eliminatórias da prova. A primeira presença de Angola na competição aconteceu em 1995.

Consta, ainda, que apesar de ter a selecção inscrita para a competição internacional, a FAF será obrigada a envidar esforços financeiros para garantir a presença dos jovens  angolanos em Franca, já que a organização não se responsabiliza pelos encargos de  transportação das equipas para o palco da prova.

A primeira edição, realizada em 1967, foi conquistada pelo Anderletch da Bélgica. França, com 12 títulos e Brasil, com oito, detém o maior registo de troféus na prova.

A selecção de base da Inglaterra venceu a última edição, disputada em 2016, ao bater na final a anfitriã França por 2-1.