Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Tcnico pretende equipa vitoriosa

Augusto Panzo - 17 de Fevereiro, 2018

Qualidades tcnicas individuais de cada jogador do confiana a Francisco Andr "Kito"

Fotografia: Jos Soares | Edies Novembro

O treinador do Domant FC do Bula Atumba, Francisco André \"Kito\", pretende encarar o Girabola Zap de 2018 com uma equipa que vença sempre em sua casa e seja capaz de \"roubar\" pontos fora do seu reduto, no sentido de fazer uma campanha tranquila na prova.
A ideia foi expressa pelo próprio treinador, quando fazia uma breve abordagem do que foi o comportamento da equipa no jogo diante do Sagrada Esperança, referente à primeira jornada.
\"Vamos continuar a trabalhar esses garotos que compõem o nosso plantel, de maneira que cumpramos com aquilo que foi determinado pela direcção do clube, que passa necessariamente em não perder jogos em casa, e procurar sempre pontuar fora do nosso reduto\", disse o técnico do Domant FC.
As qualidades técnicas individuais de  cada integrante do plantel levam Francisco André \"Kito\" a ter a plena confiança pelos seus pupilos, razão pela qual prevê um bom desempenho do grupo no jogo deste domingo.
\"O nosso objectivo é sempre pontuar, porque esses rapazes estão determinados e dão-nos plena confiança. Vamos ver se, daqui em diante, e com algumas condições, melhorar paulatinamente. Quero mais uma vez agradecer a nossa direcção, pela forma incansável como tem se empenhado na criação de condições, que de âmbito moral, como de trabalho, para que essa rapaziada se apresente sempre activa naquilo que mais gostam de fazer, que é jogar futebol\", afirmou Francisco André \"Kito\".
A equipa intensificou já os trabalhos de preparação, visando o jogo da segunda jornada, em que terá como adversário, na tarde deste domingo, no Municipal de Menongue, a estreante formação do Cuando Cubango FC.
Com os olhos postos na segunda vitória consecutiva ou num empate no mínimo, tal como prognosticou o técnico, o conjunto trabalha profundamente na correcção dos erros notados no jogo da primeira jornada, em que a sua equipa vergou o Sagrada Esperança por uma bola sem resposta.
A equipa técnica do Domant FC procura afinar da melhor forma a pontaria dos seus pupilos, com destaque para as de Mabululo, Cabibi e Angelino, que demonstraram alguma falta de ajuste na mira para a baliza, a julgar pelas inúmeras oportunidades desperdiçadas no duelo da primeira jornada.
Também é merecedor de alguns acertos o sector intermediário, onde ficou igualmente visível alguma falta de dinâmica para alguns integrantes, o que acabou por proporcionar condições para que algumas jogadas terminassem embrulhadas.  

FRANCISCO ANDRÉ “Kito”
“Adversário está ao nosso alcance”


O treinador do Domant FC do Bula Atumba está optimista em sair do Estádio Municipal de Menongue com um resultado positivo, de maneira que o seu conjunto comece a não fugir dos objectivos fundamentais traçados pela direcção, que passam por pontuar em todos os jogos.
A ideia ficou bem clara na curta entrevista que Francisco André \"Kito\" concedeu ao Jornal dos Desportos, quando fazia uma antevisão sobre a deslocação do Domant FC ao Menongue, capital do Cuando Cubango, onde vai defrontar a equipa local neste domingo.
\"O Cuando Cubango FC é um adversário à nossa altura, mas capaz de se agigantar em função de jogar diante do seu público afecto e, sobretudo, porque se trata de um jogo de apresentação do plantel à sua massa associativa. Apesar disso, penso que o Domant FC está em condições de proporcionar um bom espectáculo de futebol\", disse o técnico do Domant.
Quanto ao resultado final da aludida contenda, Francisco André \"Kito\" prometeu que o seu conjunto vai fazer tudo que estiver ao seu alcance, de maneira que saia das quatro linhas com um desfecho favorável ou equilibrado.
\"Na verdade nós queremos sair de Menongue com um resultado positivo. Trabalhámos ao longo da semana toda a pensar nisso, visto que, não queremos fugir dos nossos objectivos fundamentais, que passam necessariamente em pontuar em todos os jogos do campeonato. Por isso estou convencido de que podemos sair de lá com um empate ou mesmo uma vitória\", perspectivou.
Por outro lado, o treinador do Domant FC garantiu já a reintegração do capitão da equipa, o médio trinco Londaka, depois deste ter perdido o jogo da primeira jornada por razões de saúde.
\"Depois de ter falhado o jogo passado, já contamos com o Londaka no grupo. Está recuperado e vai ser uma carta a contar no nosso baralho para esse jogo diante do Cuando Cubango FC. Espero que corresponda às habituais nossas expectativas, para que tenhamos o meio-campo mais acutilante ainda\", sublinhou.

CUANDO  CUBANGO
Adeptos ansios os para conheceremplantel da equipa


A equipa do Cuando Cubango FC defronta o Domant FC no domingo à tarde no Estádio Municipal de Menongue, em partida referente à segunda jornada do Girabola Zap de 2018,que será, igualmente, uma oportunidade para a formação das terras do Muene Vunongue apresentar o plantel de 2018 aos seus adeptos.
O Cuando Cubango FC não teve tempo de o fazer antes, uma vez que, desde o período em que realizou o estágio pré-competitivo até hoje, apenas este fim-de-semana poderá regressar ao convívio da sua massa associativa, pois, toda a sua preparação para a pré-época decorreu na capital do país.
Antes chamada por Grupo Desportivo da Casa Militar, o agora Cuando Cubango FC é uma equipa que ascendeu para o Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, após vencer o grupo B do Zonal de Apuramento do ano passado.
Nessa empreitada a mais nova equipa do Girabola deixou para trás as formações do Jackson Garcia FC de Benguela e Ferroviário do Huambo, tidas como suas principais concorrentes à subida de divisão, mas que não conseguiram a pontuação necessária para o efeito.
No seu programa de trabalho a direcção do clube traçou como principal meta, a luta pela permanência, conforme assegurou o seu presidente na entrevista que concedeu à emissora da Rádio Cinco.                                                   AP