Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Tcnicos de formao actualizam conhecimentos

16 de Abril, 2018

Calado foi dos prelectores da formao

Fotografia: M.Machangongo | Edies Novembro

Os técnicos de futebol nos escalões de formação, dos distintos clubes de Luanda, participam desde 13 do corrente mês, numa acção formativa promovida pela Associação Provincial de Futebol de Luanda (APFL), no âmbito de um projecto que visa dotar o quadro técnico de base de conhecimentos, susceptíveis de garantir melhor qualidade no seu desempenho.
O ciclo de formação encerra no dia 20 deste mês, está a ser ministrada por renomados treinadores de futebol, especialistas da medicina e preparação física a evoluírem no principal campeonato nacional e não só.
Destacam-se entre estes,  Zoran Maki, António Balaca, Arnaldo Gamonal, Nádia Silva, Mário Caldo, Oliveira Gonçalves, Romeu Filemon, Beto Bianchi, Maiomona Zita, Leite Miranda, José Cardoso Ferreira, Miroslav Maksimovic, Sérgio Traguil, Paulo Torres, Victorino Cunha e Manuel Francisco.
Entre os vários módulos, que sustentam a acção formativa, sublinhe -se:  evolução táctica do futebol, nutrição desportiva, metodologia do treino desportivo, medicina desportiva, testes físicos, pisco -pedagogia, fisiologia no desporto, psico -pedagogia desportiva, princípios tácticos, fisiologia do exercício, táctico, entre outros.
Hoje, a partir das 8h30, na Sala de Conferências do Estádio dos Coqueiros, os formandos são submetidos a matérias sobre Metodologia de treino, cujo prelector é o professor Maiomona Zita, a Psicologia que vai ser ministrado pelo professor Loide, os Princípios tácticos que por prelector o professor Mário Calado, a Fisiologia do exercício, cujo prelector é Dr. António Balaca e Psico Pedagogia, pelo professor Arnaldo Gamonal.
No período da tarde, Mário Calado, Romeu Filemon e Arnaldo Gamonal, dissertam sobre “Jogos Pré Desportivo”, “Táctico” e Psico Pedagogia”, respectivamente, no Estádio dos Coqueiros e no ex -RI/20.
De acordo com José Ferreira, membro da APFL, a acção formativa está a decorrer no âmbito das expectativas criadas pela Associação. O responsável lamenta, no entanto, a fraca adesão de treinadores de escalões de base das equipas da capital do país. “Este curso visa dar mais consistência ao conhecimento do treino, porque notamos que há deficiência com relação à forma de treino. Pensamos que deve haver um instrumento de formação”, alertou.
Disse, mais adiante, que “a formação está a decorrer dentro das expectativas e esperamos  melhorar com outras acções de formação.Este curso obriga a que os treinadores tenham um certificado, diploma e cartão, para futuramente sentarem-se no banco das equipas”,disse.