Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Tcnico angolano na Indonsia com licena superior da UEFA

Paulo Caculo - 12 de Julho, 2013

Divaldo Alves e o grupo que beneficiou da aco formativa

Fotografia: Jornal dos Desportos

O treinador angolano Divaldo Alves, do Persebaya da Indonésia, obteve a licença superior da UEFA, Pro-Level, para profissionais de futebol. O técnico foi distinguido entre vários treinadores internacionais, como um dos que mais se destacou na acção formativa organizada em Portugal, pelo órgão que superintende o futebol na Europa.

Visivelmente satisfeito com a conquista de mais esta etapa da sua carreira, Divaldo Alves confessou, em conversa telefónica com o Jornal dos Desportos, que isto é o culminar de uma árdua batalha, cujo objectivo era aumentar o seu nível de conhecimentos e ganhar novas experiências.

A trabalhar no continente asiático desde 2008, o treinador tem tido sucesso no comando do Persebaya, clube onde tem conseguido boas prestações como treinador principal.
“É sempre bom para nós, treinadores, qualificarmo-nos sempre que possível. Foi mais uma oportunidade que tive para elevar os meus conhecimentos em termos de treino desportivo no futebol”, disse Divaldo Alves, reafirmando o desejo de um dia treinar em Angola.

“Tenho sempre Angola na minha mente, até porque sei que somos apenas dois angolanos a ter o nível Pro-Level da UEFA, eu e o Ângelo Cambundo. Seria uma grande honra estar ao serviço do bom    desenvolvimento que tem acontecido no futebol angolano”, acrescentou.

 PERCURSO
 Divaldo Alves treinou clubes modestos em Portugal. Esteve nas camadas jovens do Algueirão, envolvido numa parceria com os escalões de formação do Benfica. Os responsáveis do PSMS Medan entenderam que era a pessoa indicada para coordenar a academia do clube, tendo em vista um protocolo com o Manchester United. Passou depois pela filial do clube, o Medan United, e seguiu depois para a Indonésia, onde começou no Persijap Jepara e agora no Persebaya.

Entre os títulos conquistados pelo técnico angolano no futebol indonésio, destacam-se dois torneios da AFC do Unity Cup and Friendship Cup. Ainda sob o seu comando, o Persebaya conquistou o título de equipa revelação em 2011, no ano em que também obteve o troféu de treinador do ano na Indonésia.


SEGUNDA VOLTA
Libolo almeja
altos voos

O avançado Mabululu e o médio Mateus, cedidos por empréstimo pelo Petro Atlético de Luanda, reforçam o Recreativo do Libolo na segunda volta do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, período em que a direcção quer um clube ganhador, capaz de subir na tabela classificativa, onde ocupa o nono posto com 18 pontos.

Além dos jogadores cedidos pelos tricolores, a formação do Kwanza-Sul conta com os préstimos do avançado brasileiro Yares, ex-jogador do Rio Ave de Portugal e prevê contratar mais dois jogadores.

Uma fonte do clube libolense afirmou ontem à Angop que pretendem no segundo turno do Girabola 2013, que começa hoje com o Interclube no 22 de Junho, uma equipa ganhadora e com mais atitude, tendo em conta, entre outros factores, o estatuto de campeão que ostenta.
A equipa dispensou o avançado Rasca, que não rendeu o esperado, de acordo com a fonte.


DECISÃO
FAF remarca alguns jogos
em acordo com as equipas


A Federação Angolana de Futebol (FAF) anunciou no seu comunicado mais recente, do dia 2 do corrente, a alteração de algumas datas do calendário global do Girabola, remarcando três partidas de diferentes jornadas do campeonato na segunda volta.

O desafio entre o Recreativo da Caála e o 1º de Agosto ficou remarcado para as 15h00 do dia 13 do corrente, no estádio dos Kuricutelas, no Huambo. No dia 16 de Julho, Recreativo do Libolo e Recreativo da Caála defrontam-se, a partir das 15h00, no Estádio da vila de Calulo, em jogo de antecipação da 17ª jornada, devido à participação dos bicampeões nas Afrotaças.

O Recreativo do Libolo recebe no próximo dia 20, em Calulo, a equipa do Esperance Sportive de Tunis, da Tunísia, em jogo a contar para a primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões de África.
O terceiro jogo que sofre alteração da data refere-se à 20ª ronda do Girabola, a partida entre o Recreativo do Libolo e o Atlético do Namibe, no dia 27 de Agosto. O campeão em título desloca-se a Abidjan, Costa do Marfim, para jogar com o Sewe Sport, em jogo referente à segunda jornada da Liga dos Clubes Campeões de África. AUGUSTO PANZO


MALANGE
Movimento Espontâneo
exorta à boa organização


O secretário executivo do movimento nacional espontâneo (MNE) em Malange exortou no domingo nesta cidade, a equipa do Petro local, vencedor do Girabairro, a organizar-se no sentido de ser bem sucedido na fase final da competição.

Manuel Junqueira fez esta exortação quando intervinha por ocasião da conquista, no domingo passado, no estádio 1º de Maio, do Girabairro, pelo Petro de Malange por 2-1 à equipa Palancas Negras de Cacuso, em jogo da última jornada da 16ª edição da prova.

Com a conquista da fase provincial do Girabairro “Taça do Presidente”, o Petro de Malange defronta agora, no próximo dia 20, o vencedor do Girabairro do Kwanza-Sul, para as qualificativas para a fase nacional do Girabairro de 2013. O Girabairro em Malange contou com a participação de 24 equipas, quatro das quais do interior da província, e para a 17ª edição as inscrições abrem no dia 11 de Novembro.