Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Técnico do Cabinda Sport ambiciona boa classificação

Joaquim Suami, em Cabinda - 03 de Julho, 2013

Hosssi trabalha para dotar o Cabinda Sport de condições para a Segundona

Fotografia: Jornal dos Desportos

O técnico principal do Cabinda Sport Clube, Carlos Hossi “Duve”, manifestou ontem, ao Jornal dos Desportos, nesta cidade, ambição de obter boa classificação na série A, do Zonal de Apuramento, para que possa ascender  ao Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão. Carlos Hossi “Duve” disse que o seu objectivo principal é o de colocar o Cabinda Sport Clube nos lugares cimeiros da série A do Zonal de Apuramento ao Girabola  de 2014. Referiu que para além de ambicionar obter boa classificação na prova, espera que a sua formação represente condignamente a província no Campeonato Nacional da Segunda Divisão.

Com o objectivo de rodar os 30 jogadores que fazem  parte do plantel, para começar a definir o esqueleto base da equipa para o primeiro confronto do campeonato, diante do Sporting Clube, a formação do Cabinda Sport Clube iniciou no último final de semana a realização de jogos de controlo com equipas e mistos locais. Os amigáveis dos “Elefantes” do Maiombe terminam na próxima quarta-feira, no estádio do Chibodo.O objectivo principal da realização de jogos de controlo é de preparar de forma condigna os jogadores que vão representar as cores do clube no Zonal de Apuramento ao Girabola 2014. A equipa técnica do Cabinda Sport Clube tem estado a trabalhar com os jogadores, fundamentalmente nos aspectos físicos, tácticos, técnicos, ensaios de jogadas, cruzamentos, marcações de cantos e penáltis.

O Cabinda Sport Clube joga na primeira jornada da série A do Zonal de Apuramento, no dia 14 do corrente, estádio do Mbuco Mabele, diante do Sporting Clube de Cabinda.Os outros representantes da região na Segundona, nomeadamente o Benfica e o FC  Cabinda, defrontam na primeira jornada as formaçoes da Académica do Soyo e do São Salvador do Zaire.

REFORÇOS
“Elefantes” 
mais fortes


A equipa principal de futebol do  Cabinda Sport Clube reforçou o seu plantel com oito jogadores, provenientes de vários clubes locais e do país, com o objectivo de atingir as metas definidas para a edição de 2013 do Zonal de Apuramento ao Girabola do próximo ano. Trata-se de Kipari, Farel, Adebayor e Paito (médios), Lofo e Dilangue (defesas), Peixe (guarda-redes), Folha, Edson e Eurico (avançados). O Cabinda Sport Clube, a mais jovem formação dos representantes da região no Zonal de apuramnento ao Girabola 2014, à semelhança do Futebol Clube, Sporting Clube Petróleos e do Benfica, têm garantias de apoio do governo provincial de Cabinda para que possam realizar uma prova sem sobressaltos, em que o objectivo passa por colocar uma equipa na Primeira Divisão.

Deste modo, a sua direcção e equipa técnica têm- se esmerado na preparação admnistrativa e competitiva para que dignifiquem a provincia de Cabinda no campeonato Nacional da Segunda Divisão. Com a entrada dos oitos jogadores no plantel, a equipa técnica do Cabinda Sport Clube  dispensou os atletas Abdel, Bocas e Tigana (avançados) e Mambueni (médio). A formação do Cabinda Sport Clube sagrou-se campeão do recém-terminado Campeonato Provincial de Futebol, com  43 pontos. O avançado Yurão foi o melhor marcador da prova, com 29 golos.
JS

SPORTING DO BIÉ
Leões “rodam” plantel


O Sporting Petróleos do Bié, representante da região no Zonal de Apuramento ao Girabola 2014, prossegue a sua preparação com vista o jogo do dia 13 do corrente, diante do Malanje Sport Club, referente à primeira jornada da série C da competição. Os leões bienos vão realizar, até à véspera do jogo com os malanginos, alguns amigáveis com equipas da província do Huambo, como o Colégio JGM e o Petro Atlético, para aprimorar os aspectos técnicos e tácticos, conforme fez saber o director-geral do clube, Carlos Manuel dos Reis.

Carlos dos Reis disse igualmente que apesar de estarem a competir no Campeonato Provincial do Bié, é necessário fazer outros jogos de controlo para dar mais rodagem competitiva à equipa.O campo dos Eucaliptos está confirmado como o recinto de jogos oficiais da formação leonina do Bié, pois já recebeu o aval da Federação Angolana de Futebol (FAF).“Vamos usar o nosso próprio campo. É provável que aqui também vem jogar a equipa do Kuando Kubango. Temos todas as condições criadas para realizarmos um campeonato sem sobressaltos”, disse.O técnico e coordenador do futebol do Sporting do Bié, João Pintar da Silva, disse, por sua vez, que numa primeira fase o objectivo é dar rodagem competitiva à equipa, mas deixou um aviso: “Nos jogos em casa, vamos procurar pontuar”.

João Pintar reforçou que o objectivo, este ano, é preparar a equipa, convenientemente, para tentar o “assalto” ao Girabola.“De momento, queremos que os nossos atletas tenham contacto com o futebol de alta competição. A maioria dos nossos atletas vieram das camadas jovens e nunca competiram numa prova destas”, disse. O técnico dos leões confirmou que a equipa não se reforçou e que vai competir apenas com atletas que se identificam com o clube. “São todos atletas formados no nosso clube. Identificam-se com as suas cores e, com certeza, vão dar o seu melhor. Não estamos a pensar em buscar atletas de outras paragens de momento”, afirmou.O Sporting do Bié está inserido no grupo C com as equipas do Malanje SC, Baixa de Kassanje, Desportivo 4 de Abril do Kuando Kubango, Juventude Atlético de Saurimo, Grupo Desportivo Renascimento e o Desportivo Stad, ambas do Uíge. JOÃO CONSTANTINO, NO CUITO

TRABALHO
Futebol Clube e Sport Benfica
preparam os primeíros jogos


A formação do Benfica de Cabinda, que joga na primeira jornada da série A do Zonal de Apuramento ao Girabola de 2014, diante da Académica do Soyo, no estádio Municipal do Tafe, e o FC de Cabinda com o São Salvador do Zaire, para a mesma ronda e grupo, intensificaram os seus trabalhos de preparação, após terem participado num torneio de futebol organizado pelo Sporting local. Os dois conjuntos, que têm jogos difíceis na abertura da prova, estão a aprimorar os aspectos técnicos e tácticos, bem como as acções ofensivas e defensivas, com o objetivo de neutralizar todas as intensões das equipas adversárias.

O técnico principal do FC de Cabinda, André Manfrini, disse, em entrevista ao Jornal dos Desportos, que o seu conjunto está a trabalhar com o objectivo de competir de igual para igual com os seus principais adversários da série A. Apelou aos responsáveis das quatro formações da região a estarem unidos com o objectivo de apoiar a equipa que estiver melhor classificado no grupo.A série A do Zonal de Apuramento é composta pelas formações do Sporting de Cabinda, Cabinda Sport Clube, Benfica, FC de Cabinda , Polivalentes FC, Norberto de Castro (Luanda), Académica do Soyo e São Salvador do Zaire (Zaire).
JS