Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

"Temos que acabar com o amadorismo"

PAULO CACULO - 22 de Setembro, 2018

Mrio Calado sublinha ser a presena constante de equipas angolanas nas competies africanas e a sua competncia nestas provas

Fotografia: DR

O técnico Mário Calado acredita, que o futebol angolano vive, ainda, uma fase de algum amadorismo e que precisa alterar este quadro de forma radical, sob o risco de continuar a ficar distante de outras realidades.
De acordo com o treinador campeão do Girabola 2005, com o Sagrada Esperança da Lunda Norte, o actual quadro de disputa do país não é dos melhores, embora o último campeonato tivesse sido decidido apenas na última jornada.
\"Do ponto de vista técnico e táctico, o nível ainda não é dos melhores e temos de fazer um trabalho de grande profundidade ao nível da formação e, fundamentalmente, ao nível dos treinadores, para que a qualidade melhore. Há muito tempo que não fizemos uma análise em relação ao nosso futebol, de formas a alterarmos de uma forma radical, porque precisámos acabar com este amadorismo que fizemos. O futebol é um campo de negócios muito elevado ao nível do mundo\", comentou. 
Mário Calado sublinha ser a presença constante de equipas angolanas nas competições africanas e a sua competência nestas provas, que define a qualidade, o potencial da competição e do país de um modo geral.
\"Se não tivermos a presença de equipas angolanas ao nível das competições africanas não podemos evoluir. Vamos torcer, para que a qualidade do trabalho seja diferenciado e, se for diferente, estamos em crer que a qualidade do produto também será melhor para todos nós\", justificou.
O treinador sugere a necessidade imperiosa do país acompanhar a tendência do futebol internacional e defende, que se não formos capazes de seguir o exemplo, vamos ficar afastados da realidade profissional do futebol mundial. \"Isso por vezes entristece-nos, mas é a realidade\", assegurou Mário Calado.                                                PC