Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Torneio \'Neymar\' arranca esta tarde

Paulo Caculo - 18 de Março, 2017

A II edição do Torneio Neymar Jr's Five em Angola, disputa-se a partir de hoje

Fotografia: Jornal dos Desportos

A prova internacional de Futsal que se realiza anualmente, vai apurar a equipa finalista angolana para a final mundial, agendada para Julho, no Brasil. Angola é um dos cinco países africanos, entre 53 no mundo, privilegiados a acolher a prova, juntamente com Ilhas Maurícias, Egipto, África do Sul e Nigéria.

Durante o dia de hoje e de amanhã, 16 equipas formadas por atletas com idades compreendidas entre os 16 e 25 anos, competem entre si para a conquista de um lugar na final de 15 de Abril. De igual modo, a prova estende-se depois às províncias de Benguela e Huíla, onde no dia 31 de Março, no Xyami Retail Benguela e no dia 2 de Abril, Xyami Shopping Lubango, acontecem as eliminatórias locais.

Antes de Benguela e do Lubango, a prova permanece em Luanda, no Campo Seaside, ao Rocha Pinto, e nas quadras de jogos de Viana, nos dias 25 e 26 de Março, respectivamente. No último fim-de-semana de disputa do torneio, as equipas exibem-se nos dias 8 e 9 de Abril, nomeadamente, nos campos do Xyami Shopping do Kilamba e Praça da Harmonia nas B\'S. São no total, oito eliminatórias, de 18 de Março a 9 de Abril.

Os vencedores de cada um dos jogos são apurados automaticamente, para a grande final nacional, a 15 de Abril. Os jogos vão ser ajuizados pelo árbitro angolano Manuel do Nascimento, quadro da FAFUSA. Entre as regras de disputa da prova, destaca-se o facto de sempre que uma equipa sofrer um golo, perde um jogador.

De acordo com Margarida Gonçalves, directora de Marketing da Red Bull Angola, \"após o sucesso alcançado  na edição passada, é um privilegio para a Red Bull trazer novamente a Angola as emoções desta competição\". Acrescentou a responsável, que além da vertente lúdica, o torneio serve de plataforma para a descoberta de potenciais talentos no futebol mundial. \"Constitui, também, uma excelente oportunidade para os jovens angolanos que sonham com uma carreira desportiva\", disse.A equipa campeã da fase final do torneio, vai ser  convidada especial de Neymar Jr, para assistir a um dos jogos do Barcelona em Camp Nou, em Espanha.