Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Treinador do Domant FC está satisfeito com os reforços do plantel

Augusto Panzo em Benguela - 20 de Janeiro, 2018

Domant prepara época com jogos amistosos no estágio em Benguela

Fotografia: Edições Novembro

Mês e meio depois da abertura das \'oficinas\', o treinador do Domant FC de Bula Atumba, Francisco André “Kito”, assegurou em Benguela ao Jornal dos Desportos  onde efectua a derradeira fase do estágio pré-competitivo para o Girabola Zap 2018, que o plantel está fechado, mas não descarta a possibilidade de integrar  um ou dois jogadores num dos sectores, em virtude da vaga surgida à última da hora.
“Temos cerca de 22 jogadores seniores e mais quatro do escalão de juniores que estão connosco no estágio. Ainda temos lugares em aberto, mas já encontrámos a equipa base para a época que se avizinha. Continuamos a consolidar os nossos processos neste estágio, quer sejam do ponto de vista defensivo, como ofensivo”, descreveu.
 Quanto ao espírito de grupo, o técnico admitiu que é dos melhores e sublinhou ser dos componentes fundamentais que estão a ser tratadas durante o período de permanência na cidade das acácias rubras.
“É neste momento em que os atletas estão todos concentrados, que puxamos pelos aspectos de integração entre os três sectores, para conhecerem os pontos fortes e fracos de cada um, os hábitos e os regulamentos internos do clube”, revelou o treinador.
Alguns jogadores, antes tidos como potenciais reforços para o Domant FC, como os casos do médio Paulito e o atacante Abel Lukango, acabaram por rumar para outros clubes, apesar disso, o técnico Francisco André “Kito” mostra-se tranquilo na medida em que conta com outros que actuam nas mesmas posições.
“Temos jogadores que podem fazer diferentes posições, ou seja, para cada lugar há dois ou três atletas para cobrirem as possíveis falhas. Então, a saída de um não influência muito no plantel, na medida em que temos outros para cobrir a vaga”, precisou.
O treinador esclareceu que o preenchimento das lacunas que surjam no plantel estão salvaguardados com a integração de um ou outro atleta que trabalha com o colectivo.
“Para nosso alívio, ainda deixámos dois ou quatro jogadores que podem fechar as vagas que surgirem à última hora, tão logo regressemos vão enquadrar-se no grupo. Aliás, se o tempo permitir ainda os podemos ter cá em Benguela, para se juntarem ao grupo”, garantiu.


FRANCISCO ANDRÉ
“O quadro de reforços é animador”


O treinador Francisco André “Kito” está satisfeito com a qualidade dos reforços e garantiu que o plantel tem condições de realizar uma época tranquila no regresso ao Girabola, uma vez que os atletas à disposição demonstram potencial para tal.
“Considero que o nosso quadro de reforços é bom e animador, na medida em que além destes novos jogadores que recebemos, mantivemos praticamente o esqueleto base da equipa do ano passado”, informou. 
Justificou o optimismo pelo facto de “estarmos a contar com o Dadão Bile, o Luís e o Boss, estes dois vindos do 1º de Agosto, assim como o Kito que veio do Petro de Luanda, o Mabululo e o Defesa que são provenientes do ASA. Estes são os principais reforços que estão connosco”, anunciou.
Deste quadro, o técnico do Domant FC admite a hipótese de receber dois ou três jogadores como reforços, vindos do 1º de Agosto e do Interclube.
“Para além desses que acabei de citar, esperamos a vinda do defesa central Coelho e do guarda-redes Mano que vêm do 1º de Agosto e do Kinito que sai do Interclube”, acrescentou.
Francisco André “Kito” enaltece o ambiente existente entre os jogadores neste período de estágio, não há por isso até agora razões de queixa acerca dos seus atletas. “Os meus jogadores estão enquadrados e existe bom ambiente no seio do grupo”, destacou.
Disse mais adiante que “isso deve-se ao facto de serem jogadores com os mesmos hábitos e forma de ser e de, estar. Isso facilitou e de que maneira a sua integração. Aliás, todos eles conhecem-se bem, visto que já se defrontaram nos campeonatos de formação nos Sub-17 e nos Sub-20, visto serem da mesma faixa etária”, revelou.
AP