Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

UNESCO promove futebol feminino

31 de Março, 2018

Fotografia: Mota Ambrósio | Edições Novembro

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura (UNESCO) mobiliza-se para promover o futebol feminino na esfera mundial na perspectiva do próximo Mundial feminino da Federação Internacional de Futebol (FIFA) a decorrer em França em Junho de 2019.
Para o efeito, a UNESCO colabora com a União Nacional dos Futebolistas Profissionais (UNFP) e o Instituto Francês para os Assuntos Internacionais e Estratégicos (IRIS), soube-se de fonte segura em Paris.
Os três afirmam querer fazer avançar, cada um ao seu nível, a igualdade dos sexos e a equidade no futebol feminino e promover o seu papel inclusivo na sociedade.
A UNESCO, a UNFP e IRIS anunciaram oficialmente, quarta-feira 28 de março de 2018, o lançamento dum estudo sobre a promoção do futebol feminino a nível internacional com o objectivo de determinar a situação da participação das mulheres no futebol a todos os níveis (incluindo os cargos amadores, profissionais, de treinador e de administração ou de gestão).
O estudo visa igualmente fornecer uma imagem clara da situação das mulheres no futebol e uma acção rápida para fazer avançar a igualdade dos géneros nesta matéria.
Os resultados serão divulgados nas semanas que antecedem o lançamento do Mundial feminino da FIFA.