Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Yazid Atouba refora 1 de Agosto

11 de Julho, 2019

Carlos Hendrick d as boas-vindas ao novo reforo

Fotografia: Edies Novembro

O médio camaronês Yazid Atouba é o novo reforço da equipa principal do 1º de Agosto para a nova época futebolística, que inicia no próximo mês.  O jogador de 26 anos de idade, é proveniente da equipa sul-africana do Martzburg United, e assinou um contrato de duas temporadas com os campeões nacionais.  
Atouba que mede 1.68, começou a carreira no Renaissance dos Camarões em 2010, tendo passagens pelo Canon de Yaoundé. Na época 2013/2014 mudou-se para os Estados Unidos da América tendo  assinado pelo Chicago Fire da MLS, onde disputou apenas três jogos, tendo regressado ao seu país para representar o Coton Sport de Garoua.
O AS Vita Club da República Democrática do Congo foi o clube em que jogou na época 2016/2017, até se transferir para o Maritzburg da África do Sul. Atouba representou a Selecção dos Camarões no Mundial de Sub-20 em 2011, tendo feito quatro jogos.
Pela Selecção \"AA\" dos Camarões fez seis jogos, no apuramento e na fase final do CHAN 2016, com a particularidade de ter marcado o golo da vitória sobre Angola, em 17 de Janeiro de 2016, no Ruanda.
Com a contratação do camaronês Atouba, o campeão nacional tem o grupo fechado para jogadores estrangeiros, pois a equipa às ordens de Dragan Jovic tem igualmente confirmado Bobó, Killa, Dago e Mongo (congoleses democráticos) e Ibukun (nigeriano).
Os campeões nacionais, que abriram a temporada na última semana, contam com a integração dos regressados Gogoró (ex-ASA) e Mona (ex-Recreativo da Caála). Neblu, Nelson Luz, Mário, Melano, Natael, Dago, Kila, Mongo, Buá, Vanilson, Cirilo e Zito, fazem igualmente parte dos trabalhos de pré-época.
Nos próximos dias, os oito jogadores que estiveram ao serviço da selecção nacional que disputou o CAN 2019, que decorre no Egipto, nomeadamente Tony Cabaça (guarda-redes), Dany Massunguna (central), Paizo (lateral esquerdo), Isaac (lateral direito), Show e Macaia (trincos) e Mabululu (avançado) e ainda o central congolês democrático Bobó, vão juntar-se ao colectivo.
Os militares abrem a temporada oficial no dia 4 de Agosto com a primeira mão da Supertaça, diante do Desportivo da Huíla, enquanto que o jogo da segunda mão, realiza-se a 11 do mesmo mês.
O 1º de Agosto inicia o Girabola Zap 2019/2020 no dia 17 de Agosto, diante do Progresso Sambizanga, no Estádio 11 de Novembro.

MUDANÇA
Campeão pode estagiar na África do Sul

O técnico do 1º de Agosto, Dragan Jovic, está satisfeito com o plantel que tem à disposição para a época 2019/2020, e revelou que podem terminar a pré-temporada na África do Sul, onde terão adversários fortes para preparar os desafios da próxima época, ao contrário da ideia inicial de concluir os trabalhos em Benguela.
O timoneiro agostino disse, que os trabalhos decorrem como o previsto na capital do país, depois de iniciarem na semana passada, com o grupo ainda incompleto.
\"Já temos dois jogadores como reforços, o Jó, veio do Progresso Sambizanga, e o camaronês Atouba (chegou na terça-feira), os nossos jovens jogadores da Academia e os que estiveram emprestados. No final desta semana, vamos saber quem ficará connosco e quem sai. Estamos a trabalhar aqui (Luanda) no inicio e depois a última parte da nossa preparação, se for possível, fazermos na África do Sul, onde temos bons adversários, para nos prepararmos melhor para os próximos desafios\",  disse, na última segunda-feira, em entrevista a página oficial do clube.
Dragan Jovic considerou que as várias posições da equipa estão bem servidas e isso garante confiança à equipa técnica, para enfrentar a época que se avizinha.
\"Temos uma boa equipa, bons jogadores no ataque e no meio-campo. Precisamos também saber se o Ibukun e o Kila, que acabaram a última temporada, com uma doença e lesionado, respectivamente e agora trabalham sem limites, se serão também nossos reforços. Temos jogadores também na defesa, onde não mudamos nada, sabemos que ela sofre poucos golos.
Isto nos dá muito optimismo para os próximos desafios\", reconheceu o técnico que soma três títulos de campeão nacional.O conjunto militar ambiciona apresentar uma atitude competitiva acima dos seus adversários, pois somar vitórias é o único pensamento que norteia o plantel.
\"Vamos entrar em cada jogo para ganhar, nós queremos começar bem, com o pé direito. Como sabem, já temos o calendário, sabemos quem é o nosso primeiro adversário, quando iniciar o Girabola Zap e queremos fazer tudo para começarmos o campeonato com vitórias\", apontou Dragan Jovic, acrescentando que o plantel ficará fechado esta semana.