Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Zango e Calumbo abrem torneio

03 de Novembro, 2017

: Competio na categoria de Sub-14 em aluso ao 7 aniversrio da Escola de Futebol do Zango disputa-se amanh e domingo

Fotografia: Mequias Machagongo |Edies Novembro

O jogo entre as equipas da Escola de Futebol do Zango e do Barcelona do Calumbo, agendado para amanhã, às 9h00, no campo 5 de Novembro, no Zango I -INEA, em alusão ao sétimo aniversário da fundação do Projecto “Brincando com a Bola/Ti-Nandinho”, que se comemora no próximo domingo, abre o quadrangular na categoria infantil (Sub-14), denominado Taça Amizade, segundo o sorteio da competição, informa um comunicado da comissão organizadora chegado ontem à nossa Redacção. Uma hora e meia mais tarde (10h30), segundo o mesmo comunicado, medem forças as equipas do Projecto Brincando com a Bola/Ti-Nandinho e os Dragões Escola FC da Madeira, do Cazenga, única formação convidada que não faz parte do município de Viana.

O torneio em alusão ao sétimo aniversário da fundação da Escola de Futebol do Zango, Projecto Brincando com a Bola/Ti-Nandinho, vai ser disputado no sistema de eliminatória directa. Deste modo, os vencedores dos jogos de amanhã, vão medir forças na final de domingo, às 10h30, enquanto os vencidos jogam às 9h00 para a classificativa do terceiro lugar. 

A Taça Amizade na categoria infantil é a segunda competição que a Escola de Futebol do Zango organiza este ano, depois de no passado mês de Janeiro, ter feito disputar a Taça “Cidade de Luanda”, em alusão aos 442 da fundação da capital do país, prova vencida pela equipa dos Dragões Escola FC da Madeira que derrotou na final o Barcelona de Calumbo, por 5-4, na marcação de pontapés de grandes penalidades.

A Escola de Futebol do Zango, projecto Brincando com a Bola/Ti-Nandinho, é uma iniciativa do treinador Armando da Costa Faria, e visa, entre outros, proporcionar às crianças e adolescentes uma ocupação salutar dos seus tempos livres, abrangendo as vertentes educacionais, desportivas e sociais.

Permite igualmente o acesso ao desporto a todas as crianças e adolescentes, proporcionando as mesmas oportunidades de treinar e de jogar, independentemente de adquirir uma formação qualificada e no futuro actuarem em clubes de futebol nos variados escalões e com isto conquistar uma vida saudável e um exercício da cidadania desejada, afastando-os das drogas, alcoolismo, prostituição e delinquência.


ORGANIZAÇÃO
\"Estamos
preparados\"


O coordenador técnico da Taça Amizade em futebol na categoria de Sub-14, Armando da Costa Faria”Ti-Nandinho”, disse ontem ao Jornal dos Desportos, que a organização tem as condições criadas para a realização amanhã e no domingo, no campo 5 de Novembro, no Zango I -INEA, do quadrangular em alusão ao sétimo aniversário da Escola de Futebol do Zango.

“Estamos preparados para a realização do torneio em alusão ao nosso 7º aniversário. As equipas convidadas confirmaram a sua participação e os miúdos, como era de esperar, estão ansiosos em marcar presença na prova. A Polícia foi comunicada para garantir a tranquilidade, pois, como deve saber, geralmente em actividades do género muitas são as pessoas que acorrerem para presenciarem os jogos\", disse.

Contudo, Armando Faria teme que nas próximas horas, sobre a cidade de Luanda, caiu mais chuvas, pois, se assim acontecer, pode degradar o estado do piso do campo 5 de Novembro e, deste modo, alterar a programação estabelecida.

“O campo, apesar da chuva de quarta-feira, está em condições para receber jogos. Espero que não caia mais chuva, porque caso aconteça, poderá prejudicar a nossa actividade”, referiu.

A organização do torneio vai premiar o melhor jogador, guarda-redes e o melhor marcador com uma chuteira cada.  


TAÇA TALENTOS 2017 * SUB-12
Estrela pode destronar Famosinho 


O campeão da terceira edição do campeonato de futebol infantil, denominado Taça Talentos, na categoria de Sub-12, é conhecido amanhã, no campo das Malhas Lord, na Mabor, com a disputa dos dois últimos jogos da 14ª (última) jornada da prova.

A equipa do Estrela B, líder do campeonato com 28 pontos, defronta o Grupo Desportivo e Recreativo do Cazenga, terceiro com 24, e em caso de vitória conquista o troféu em posse do Famosinho Escola FC do Cazenga.

Famosinho que também está na corrida do troféu. Ou seja, com 26 pontos na tabela de classificação na segunda posição, caso vença amanhã, às 10h00, o Estrela FC A, somará 29 pontos, mas só terminará na primeira posição em caso de empate do Estrela B, pois levará vantagem nos jogos entre ambos, vitória na primeira volta (2-1) e empate (0-0) no segundo turno.

O Grupo Desportivo e Recreativo do Cazenga que ocupa a terceira posição, o máximo que pode conseguir é o segundo lugar, mas terá que vencer o Estrela B e torcer por uma derrota do Famosinho.

A cerimónia de encerramento da terceira edição do campeonato vai contar com as oito formações participantes.

A organização vai premiar as quatro primeiras equipas com certificados. O campeão com uma taça e medalhas e taça para o vice-campeão.
A organização vai premiar igualmente o melhor jogador, melhor guarda-redes e o melhor marcador do campeonato.

A última jornada da prova estava para ser jogada no campo das Mangueirinhas, no Hoji ya Henda, mas devido à chuva que se abateu sobre Luanda na passada quarta-feira, teve que ser transferida para o campo das Malhas Lord, na Mabor, pelo facto de o primeiro recinto ter ficado impraticável.

A Taça Talentos em futebol infantil na categoria de Sub-12 é uma organização do Famosinho Escola FC do Cazenga.

 Tem como objectivo ocupar os tempos livres das crianças, principalmente em tempos de férias, e a descoberta de novo valores para o futebol nacional.

A primeira edição foi vencida pelo Bayern de Viana (2015) e a segunda pelo Famosinho Escola FC do Cazenga (2016).