Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol

Zonal arranca no prximo sbado

Augusto Panzo/Cacuaco - 09 de Fevereiro, 2019

Equipas aprimoram os ltimos aspectos tcnicos e administrativos

Fotografia: JA Imagens | Edies Novembro

O Zonal de Apuramento ao Girabola Zap 2019/2020 arranca apenas no próximo final de semana, dia 16 de Fevereiro, ao contrário do que estava previsto, com inicio agendado para hoje em vários províncias.
De acordo o Comunicado Oficial da FAF nº 005/SG/19, a decisão surge da necessidade de dar a oportunidade aos outros clubes, que devido a problemas de comunicação com as respectivas APFs não remeteram em tempo oportuno toda a documentação à FAF.
De modo a legitimar o sorteio e emparceiramento, o Conselho Técnico e Desportivo da Federação Angolana de Futebol (CTD) decidiu, a título excepcional, integrar as equipas cujos expedientes tenham chegado tarde na sua sede, mas que comprovam terem realizado os respectivos campeonatos provinciais.
Com esta prerrogativa, o Campeonato Nacional da Segunda Divisão passou a contar com um total de 12 equipas, ao invés de sete como estava previsto.
Com esta decisão foram integradas mais cinco equipas, designadamente Paulo FC do Dande, da província do Bengo, Benfica do Lubango, Huíla, Juventude Atlética do Saurimo, Lunda Sul, Clube ASK Dragão, Uíge e São Salvador FC Mbanza Congo, Zaire.
O CTD da FAF efectuou o emparceiramento no sistema de todos contra todos a duas voltas, uma posição que não agradou muitos dirigentes dos clubes. O presidente do Benfica do Lubango, Jacques da Conceição, manifestou o seu descontentamento e justificou ser bastante oneroso para os cofres das equipas.
A Federação Angolana de Futebol, apesar da reacção de algumas agremiações, manteve a sua posição e a primeira jornada ditou os emparceiramentos Estrela Clube 1º de Maio de Benguela - AKC do Cunene, Juventude Atlética do Saurimo - Wiliete Sport Clube de Benguela e Benfica do Lubango - Ferroviário do Huambo.
A jornada compreende ainda os duelos Sporting de Benguela – Paulo FC do Dande, Jackson Garcia de Benguela – Clube ASK – Dragão do Uige e São Salvador FC do Mbanza Kongo – Domant FC do Bengo.