Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

Algumas vagas ainda por preencher

01 de Dezembro, 2018

Fotografia: DR

Após a jornada desta semana da Liga dos Campeões, a quinta da fase de grupos, o caminho de algumas séries está já traçado e de outras ainda não. Doze clubes já estão na fase a eliminar da competição, tratando-se do Atlético de Madrid, Borussia Dortmund, Barcelona, FC Porto, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Manchester City, Real Madrid, Roma, Juventus e Manchester United. Em alguns casos, como no Grupo A (Atlético de Madrid e Borussia Dortmund), Grupo E (Bayern de Munique e Ajax) e Grupo H (Juventus e Manchester United), os dois qualificados à fase posterior estão definidos, mas a última jornada pode ser importante, para definir o primeiro classificado, que vai ter, por consequência, o direito de jogar a segunda partida dos oitavos de final em casa. 

LUTA ENTRE INGLESES E ITALIANOS
A Série B foi dominada pelo Barcelona, que, com quatro vitórias e um empate em cinco partidas, garantiu o primeiro lugar, com 13 pontos. A segunda vaga, por sua vez, está entre Tottenham e Inter de Milão, empatados em 7 pontos, após os ingleses derrotarem os italianos em Londres, na última ronda.
Na jornada decisiva, o Inter de Milão defronta o PSV Eindhoven, último com apenas um ponto, no Estádio Giuseppe Meazza. Diante da sua claque, os \"Nerazzuri\" estão invictos nesta edição da Liga dos Campeões, com uma vitória sobre o Tottenham e um empate diante do Barcelona.
O Tottenham, por sua vez, vai ter a missão, em teoria, mais difícil. Numa fase de evolução na competição, com duas vitórias seguidas, após um início de três partidas sem vencer, vai a Camp Nou defrontar o Barcelona. Na primeira volta, os espanhóis derrotaram os \"Spurs\" por 4-2, em Wembley.
Jogos:

11/12- Barcelona-Tottenham - Camp Nou
11/12 - Inter-PSV - Giuseppe Meazza


NADA AINDA DEFINIDO NO GRUPO C
Esta é a série mais aberta da competição, já que a diferença entre o primeiro e o terceiro classificado é de três pontos. O Napoli tem nove pontos, o Paris Saint-Germain, sete, e o Liverpool, tem seis. A equipa francesa, que derrotou os \"Reds\" nessa ronda e conseguiu subir na classificação, vai defrontar, a 11 de Dezembro, o Estrela Vermelha, último, na Sérvia, e depende apenas de si, para garantir a qualificação.
Por outro lado, Napoli e Liverpool vão protagonizar uma partida, que pode traduzir o ditado de \"matar ou morrer\". Na terceira posição, a única opção para os \"Reds\" é a vitória, que, se for por mais de dois golos de diferença, coloca a equipa de Jürgen Klupp à frente da italiana, visto que teria vantagem no cômputo das duas partidas da série, pois, na primeira volta, a vitória pertenceu aos comandados de Carlo Ancelotti, por 1-0.
O jogo vai ser disputado em Anfield, que está acostumado a receber as \"mágicas noites\" de competições europeias. Portanto, espera-se por casa cheia. O Napoli, por sua vez, precisa de um empate para garantir a qualificação, sem ter noção sobre em qual posição terminaria no grupo.

Jogos:
11/12 - Estrela Vermelha-Paris Saint-Germain (Marakana)
11/12 - Liverpool-Napoli (Anfield Road)

GRUPO F 
Outra série que se afigura equilibrada, com o Manchester City, com 10 pontos, já qualificado, mas sem garantir o primeiro lugar é a F. As outras duas equipas, na luta pela segunda vaga, são o Lyon, segundo com 7 pontos, e o Shakhtar Donetsk, terceiro com 5 pontos. A equipa de Pep Guardiola defronta o Hoffenheim, quarto, e depende apenas de si para garantir a primeira posição, sendo que um empate no Etihad Stadium garante aos\" Citizens\" a liderança.
A outra partida será outro confronto directo: na Ucrânia, o Shakhtar vai receber o Lyon, em duelo que representa a qualificação para a equipa que vencer. A equipa francesa pode ser líder se vencer e o City perder, devido ao jogo entre ambas, enquanto que os ucranianos podem terminar apenas na segunda posição. Na primeira volta, as duas equipas protagonizaram um empate a 2-2. 

Jogos:
12/12 - Manchester City-Hoffenheim (Etihad Stadium)
12/12 - Shakhtar Donetsk-Lyon (Metallist Stadium)