Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

Apuradas selecções para o CAN´2012

09 de Outubro, 2011

Campeão da prova fora da competição com sede no Gabão

Fotografia: Jornal dos Desportos

 Campeão da prova fora da competição com sede no Gabão e Guiné-Equatorial .O empate entre o Uganda e o Quénia, na partida da última jornada do Grupo J de apuramento ao CAN’2012, com sede no Gabão e Guiné Equatorial, levou à demissão do treinador Bobby Williamson.

O resultado não serviu para os ugandeses se qualificarem para a prova, apurando-se para a mesma Angola, que no outro jogo do grupo venceu a Guiné-Bissau em casa destes. O Uganda não se qualifica para um CAN já lá vão 30 anos. Ainda ontem, para o Grupo A, a Libéria perdeu em casa para o Mali (1-2), ao passo que Cabo Verde venceu o Zimbabwe, por 2-1. Apesar da vitória, os cabo-verdianos falharam mais uma vez o apuramento a uma prova do género.

A Nigéria empatou em casa com a Guiné (2-2), para o Grupo B, sendo que no outro desafio a Etiópia, a jogar em casa, não teve dificuldade para vencer o Madagáscar, por 4-2.  Jogando e casam, Moçambique venceu as Ilhas Comores (3-0), ao passo que a Zâmbia empatou com a Líbia a zero. Desse modo, a Zâmbia e a Líbia apuraram-se para a prova. Moçambique, apesar da vitória, ficou na terceira posição do Grupo D.

No grupo D
A Gâmbia empatou em casa a zero com o Borkina Faso para o Grupo F. O outro jogo do grupo, entre a Namíbia e a Mauritânia joga-se hoje. Apesar de vencer em casa o Níger, por 3-0, o Egipto não conseguiu apurar-se para o CAN’2010, ficando os faraós apenas com cinco pontos. África do Sul e Serra Leoa jogam apenas hoje. Além dos anfitriões Gabão e Guiné Equatorial têm presença garantida as selecções do Botswana, Angola, Ghana, Costa do Marfim, Burkina Faso, Senegal, Zâmbia, Guiné, Mali, Níger e Tunísia, faltando apenas definir o apurado do Grupo D, cujos jogos se disputam apenas hoje.
 
Resultados de ontem

Grupo A
Cabo verde 2-1 Zimbabwe
Libéria 2-2 Mali

Grupo B
Nigéria 2-2 Guiné
Etiópia 4-2 Madagáscar

Grupo C
FT Zâmbia 0-0 Líbia
FT Moçambique 3-0 Comoros

Grupo F
Gambia 1-1 Burkina Faso

Grupo G
FT Egypt 3-0 Níger

Grupo J
Uganda 0-0 Qúenia
Guiné-Bissau 0-2 Angola


Moçambique bate Comores

Moçambique venceu ontem, em Maputo, as Comores por 3-0, em jogo da última jornada de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN’2012), terminando o Grupo C em terceiro lugar.  Apesar da vitória, Moçambique está afastada do CAN’2012, uma vez que conseguiu apenas sete pontos, em seis jogos, ficando atrás da Zâmbia e da Líbia, que também ontem empataram a zero. Numa partida em que o poderio de Moçambique sobre o último classificado do Grupo C nunca esteve em causa, a equipa da casa marcou o primeiro golo aos sete minutos, por Maninho.

Aos 16 minutos, Dário, ex-jogador da Académica e do Vitória de Guimarães, aumentou a vantagem, na marcação de uma grande penalidade, e, aos 39, Domingues fechou a contagem, na transformação de um livre. A partida de ontem marcou a despedida do avançado Dário Monteiro da selecção, interinamente dirigida pelo técnico moçambicano João Chissano, enquanto se aguarda o desfecho das negociações entre a Federação Moçambicana de Futebol e o alemão Gert Engles. O próximo seleccionador de Moçambique vai suceder no cargo ao holandês Mart Nooij, despedido após a derrota do mês passado frente à Líbia, que ditou o afastamento dos mambas da fase final da CAN2012.

Cabo Verde falha CAN
 
A selecção de Cabo Verde não conseguiu a qualificação para a fase final da Taça de África das Nações de 2012, apesar de vencerem o Zimbabwe por 2-1, já que no outro jogo do Grupo A, o Mali empatou na Libéria (2-2), e por isso segurou a liderança do Grupo C. Os golos de Cabo Verde foram apontados por Valdo (3m) e Ryan Mendes (13m). Musona reduziu para os visitantes, de grande penalidade (68m). Já só falta definir duas das vagas na fase final: o vencedor do Grupo D, cuja última jornada se joga hoje, e um dos dois melhores segundos classificados.

Líbia
garante apuramento


A Líbia, a atravessar uma crise social, qualificou-se ontem para o CAN’2012, ao empatar frente à Zâmbia (0-0). O empate na partida disputada em Chingolla deixa a Zâmbia no primeiro lugar do Grupo C, com um ponto de vantagem sobre a Líbia, que garante desde já um dos melhores segundos classificados do apuramento, suficiente para garantir a qualificação para a fase final da CAN’2012. O herói da partida foi o guardião líbio Samir Aboud, de 39 anos, que defendeu tudo.

“Este feito é para todos os líbios, para a nossa revolução”, afirmou o guarda-redes no final do encontro. “Não jogámos bem, mas isso não interessa agora. É um dia histórico para nós”, afirmou Marcos Paqueta, técnico brasileiro da Líbia. O treinador da Zâmbia, Dario Bonetti, deu os parabéns ao feito do adversário: “Estou feliz por eles. Foram uma equipa corajosa em seguir em frente mesmo com as graves dificuldades que o país atravessa”.