Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

Bara e Real empatam 1 volta

09 de Janeiro, 2020

Ser a quinta vez na histria que as equipas alcanam metade da Liga empatadas em pontos

Fotografia: Dr

Após o empate com o Espanhol, o Barcelona chegou aos 40 pontos e terminou o primeiro turno de LaLiga com a mesma pontuação do arqui-rival Real Madrid. Será a quinta vez na história que as equipas alcançam metade da Liga empatadas em pontos. Das outras quatro vezes, o Barça foi campeão em duas oportunidades, o Real foi em uma e o Sevilla foi em outra.
Barça e Real terminaram um turno empatados pela primeira vez - ao lado do Atlético de Bilbao - na temporada de 1944-45, com 18 pontos. Os catalães venceram o torneio com 39 pontos, um a mais do que os merengues.
Na temporada 1945-46, o Real Madrid dividiu a liderança do primeiro turno com os catalães. Ambos estavam com um ponto a mais do que o Sevilha, que foi o campeão depois de arrancar um empate de 1-1 contra o Barça no estádio Les Corts (antiga casa blaugrana).
Em 1957-58, o Real Madrid levou à melhor sobre o Barça depois que os rivais terminaram a primeira parte do torneio empatados com o Atlético de Madrid. Uma temporada depois (1958-59), o Barcelona levou a melhor depois de ficar com a mesma pontuação da equipa merengue (24) na primeira parte do torneio.
É a oitava vez que o Barcelona termina um turno empatado com outra equipa na liderança de La Liga. Em quatro vezes, o conjunto catalão terminou com o título. Já o Real Madrid fez isso nove vezes e foi campeão em cinco.
A última vez que La Liga chegou a sua metade com mais de uma equipa dividindo a liderança foi na temporada 2013-14, quando o Barcelona de Gerardo Martino e o Atlético de Madrid de Diego Simeone fizeram 50 pontos. Curiosamente, este torneio foi decidido somente na última jornada com as duas equipas se enfrentando no Camp Nou. Os colchoneros sagraram-se campeões depois do empate por 1 a 1.
Enquanto isso, Lionel Messi não conseguiu marcar ou dar assistências no empate do Barcelona com o Espanhol por 2-2, no sábado. A não ser por algumas arrancadas no segundo tempo, o argentino foi discreto na partida no RCDE Stadium, válida pela 19ª rodada do Campeonato Espanhol. "Um dérbi sem Ter Stegen... e também sem Messi", destaca o jornal madrilenho Marca na sua homepage.
O guarda-redes alemão, não actuou na partida por estar lesionado, diferentemente do camisola 10, que ficou em campo durante os 90 minutos.
"Das partidas mais discretas que se recorda em relação a ele nos últimos tempos. Intermitente e sem incidência no jogo do Barcelona. E isso é quase inédito", diz o texto sobre o argentino.
Já o Mundo Deportivo, da Catalunha, fez uma avaliação diferente. "Sem espaços e marcado muito em cima quando se aproximava da meta de Diego López. Ainda assim, três chutes ao alvo no primeiro tempo e fez fila no segundo numa jogada em que deu o 3 -1 a Suárez, mas Diego López evitou".