Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Futebol Internacional

Bara e Real tm jogos hoje

08 de Abril, 2015

Equipa de Lus Henrique lidera mas tem ilharga o Real que promete luta at ao fim

Fotografia: AFP

No prosseguimento da 30ª jornada da Liga Espanhola, Barcelona e Real Madrid entram hoje em cena. Os catalães, líderes da prova com 71pontos, têm a tarefa mais facilitada dado que recebem o Almería, equipa que está na antepenúltima posição (25 pontos) da tabela classificativa, sem pergaminhos, à parida, para vergarem os donos da casa, que passam por uma fase de resultados positivos.
À equipa de Luís Henrique importa continuar a vencer e manter a distância de quatro pontos sobre o rival e principal concorrente à conquista do ceptro.

O Real Madrid joga na sua cidade, embora em Estádio alheio, visita o do Rayo Vallecano (nono, 38 pontos), às 21 horas, a formação onde joga Manucho Gonçalves. Apesar do factor casa, é pouco provável que o Vallecano tenha capacidade de vergar os madrilenos. Portanto, outro resultado que não seja a vitória dos “merengues” pode estar à margem dos prognósticos iniciais.  

Os comandados de Carlo Ancelotti estão inspirados, depois de na jornada anterior, golear o Granada (9-1) com cinco golos de Cristiano Ronaldo que se distanciou na lista dos melhores marcadores com 36 golos, quatro a mais que o Leonel Massi que ficou com os mesmos 32.

O duelo entre as duas principais estrelas do Barcelona e do Real Madrid promete e ambos vão querer marcar em cada jornada, sendo que a que iniciou ontem é uma perfeita oportunidade para facturar cada vez mais. Ainda hoje jogam o Deportivo La Coruña-Córdoba (às 19 horas) e o Granada-Celta (às 21 horas). Amanhã o Athletic Bilbao recebe às 19h o Valência e às 21h o Elche defronta o Getafe, ao passo que o Villarreal visita o Espanyol.O Barcelona lidera o Campeonato Espanhol com 71 pontos, quatro a mais que o Real Madrid, seu perseguidor mais directo.

PRÓXIMO JOGO
Ike Casillas
fica no banco


O treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti, disse ontem, que vai colocar no banco Iker Casillas no próximo jogo da liga espanhola de futebol no Santiago Bernabéu, admitiu que “nem todos os adeptos” estão com o guarda-redes.De acordo com o Ancelotti, na visita ao Rayo Vallecano, jogo a contar para a 30ª jornada, Casillas  pode manter a titularidade na baliza dos madrilenos, mas no jogo seguinte na recepção ao Eibar, vai ser Keylor Navas a jogar, uma forma de defender o internacional espanhol das críticas dos adeptos “merengues”.

“Nem todos os adeptos estão com Casillas, mas estamos habituados a estas situações e acredito que isso não o vá afectar, porque é Iker (Casillas) quem melhor conhece o clube e estes adeptos. Aceita (a decisão de ficar no banco no jogo como Eibar) e   deve ser  para ele uma motivação para continuar a melhorar”, afirmou o treinador italiano em conferência de imprensa.Com 29 jornadas já disputadas, o Real Madrid segue em segundo lugar do campeonato, com 67 pontos, a quatro do líder, e rival, FC Barcelona.

CATALÃES
Clube quer adiar ida de Xavi ao Qatar


O Barcelona usa a semana para resolver pendências, na formação da equipa, para a próxima época. O foco é convencer Xavi a transferir-se para o Al Sadd, do Qatar, apenas em Janeiro de 2016 e renovar com o lateral direito Daniel Alves. De acordo com o jornal catalão Sport, o presidente do Barcelona, Josep Bartomeu, vai cuidar dos dois temas nos próximos dias.

Xavi foi ao Qatar com a família na semana passada para conhecer o clube e a cidade de Doha, e tem acerto com o Al Sadd encaminhado. Só que o objectivo do Barça é fazer com que o meio-campista só se transfira ao fim da punição da FIFA que impede o clube de contratação - termina dia 31 de Dezembro. Pelo mesmo motivo, o Barcelona corre para renovar contrato com Daniel Alves.Assim como Xavi, o fim do vínculo do brasileiro termina em Junho deste ano. PSG-FRA e Manchester United-ING surgem como interessados.

Daniel Alves tem situação delicada já que quer contrato longo com o Barcelona para renovar. O clube oferece no máximo dois anos de vínculo. A primeira reunião sobre o assunto nesta semana vai ter como personagens principais Bartomeu, e a agente do lateral, Dinorah Santana,  a ex-mulher do jogador.

O jornal Sport ainda trouxe segunda-feira pesquisa em que coloca 62 por cento dos adeptos do Barcelona como a favor da renovação com Daniel Alves. A pesquisa ainda trabalha com prováveis substitutos. Na pesquisa  Bellerín, revelado pelo Barcelona e actualmente no Arsenal-ING, aparece como mais votado com 12 por cento. O quinto lugar é o brasileiro Fabinho, do Mónaco, com 2 por cento.

// FRANÇA      PSG
David Luiz
em risco para o Barcelona


David Luiz contraiu uma lesão muscular na perna esquerda frente ao Marselha e vai falhar os próximos jogos do Paris Saint-Germain, nomeadamente o duplo confronto com o Barcelona nos quartos-de-final da Liga dos Campeões.Segundo os exames realizados pelo departamento clínico do Paris Saint-Germain, o internacional brasileiro deve parar no mínimo quatro semanas, e está praticamente de fora das opções de Laurent Blanc para o confronto europeu com o Barcelona.Além da ausência de David Luiz, o técnico do PSG tem ainda o médio Thiago Motta em dúvida para o primeiro jogo com o Barcelona assim como a utilização de Zlatan Ibrahimovic e do médio italiano Marco Verratti em risco na primeira mão devido a castigo.

TAÇA
O Paris Saint-Germain recebe hoje o Saint-Etienne, no jogo mais aguardado das semifinais da Taça de França, enquanto o actual campeão Guingamp visita na terça-feira o Auxerre, da segunda divisão.O embate entre PSG e Saint-Etienne coloca frente a frente dois dos clubes mais vitoriosos do futebol francês, que somam juntos 14 títulos da taça nacional (oito para os parisienses e seis para os 'Verts').

Guingamp e Auxerre têm menos tradição, mas também levantaram por mais de uma vez o troféu (dois para o conjunto bretão e quatro para o clube da segundona, presença recorrente na elite nas últimas décadas).Actual bicampeão francês, o PSG mostrou a sua força ao derrotar o Olympique por 3-2 em pleno estádio Velodrome, mantendo-se na liderança isolada da Ligue 1 e começando muito bem uma sequência decisiva, em que disputa partidas importantes de quatro competições em pouco mais de uma semana.

Depois da semifinal da Taça da França, os parisienses têm no próximo sábado a oportunidade de conquistar o primeiro título do ano, ao decidir a Taça da Liga contra o Bastia, no Stade de France.Os compromissos dos parisienses não acabam aí e a cereja no bolo é a meio da próxima semana, no dia 15 de Abril, com a partida da primeira-mão dos quartos-de-final contra o Barcelona, no Parque dos Príncipes, para a Liga dos Campeões.

Os parisienses ganharam os dois duelos que disputaram contra o Saint-Etienne nesta temporada, com direito a goleada de 5-0 em casa e vitória por 1-0 em Geoffroy-Guichard.Hoje, o técnico Laurent Blanc não pode contar com o brasileiro David Luiz, que sofreu uma lesão na coxa no clássico, nem com Thiago Motta, também lesionado, mas o regresso de Lucas é esperado, depois de um mês fora dos relvados.O duelo com os 'Verts' é um bom parâmetro para saber se o PSG vai entrar com força máxima para tentar conquistar os quatro títulos, ou se vai poupar jogadores para a Champions, o grande objectivo da época.

ALEMANHA
Bayern joga
com Leverkusen


O Bayern de Munique, bicampeão alemão de futebol, visita hoje o Bayer Leverkusen no duelo mais atractivo dos quartos-de-final da Taça da Alemanha, enquanto o Borussia Dortmund tem uma nova possibilidade de salvar uma época decepcionante.Com o título da Bundesliga praticamente no bolso, o Bayern de Munique viaja a Leverkusen com o objectivo de seguir o caminho da conquista da “tríplice coroa” (Bundesliga, Taça da Alemanha e Champions), para repetir o feito de 2013, mas não tem vida fácil contra o quarto classificado do campeonato alemão.

No último confronto entre os dois clubes, disputado na Allianz Arena de Munique, o conjunto de Leverkusen perdeu apenas pelo placar mínimo, em Dezembro, e mostrou ter capacidade de assustar o gigante bávaro. Na Champions quase chegou aos quartos- de-final, mas foi eliminado aos penáltis pelo Atlético de Madrid.

BREVE
Zidane confirma
interesse em Sterling


Raheem Sterling, jovem atacante (20 anos) do Liverpool, pode vir a ser um  alvo do Real Madrid para a próxima época. O jogador, que está a destacar-se ao serviço do Liverpool e da selecção inglesa (14 internacionalizações/1 golo), é seguido de perto pelo clube “merengue”. Zinedine Zidane, antigo craque da equipa de Madrid e actual treinador da equipa B do clube, assumiu em declarações ao jornal britânico “Daily Mail”, que Sterling faz parte de uma lista de jovens valores a quem o Real Madrid está bem atento:

“Conhecemos Sterling e claro que estamos a segui-lo. Conhecemos vários jovens de grande qualidade, que podem evoluir ao serviço do Real Madrid. Já o fizemos anteriormente com Bale, Varane ou Isco”.Sterling rejeitou, recentemente, proposta do Liverpool para renovar contrato. O avançado, de 20 anos, é o melhor marcador da equipa na “Premier League”, com seis golos.

Ancelotti despreocupado
Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid, garante não estar preocupado com eventuais vendas de jogadores no plantel “merengue”, que considera “o melhor do mundo”.“Tenho um plantel inegociável, pois é o melhor do mundo”, disse o italiano, citado pela imprensa local e após ser questionado sobre os regressos de James, Modric e Khedira.Ancelotti alertou também para o momento de forma do próximo adversário, o Rayo Vallecano, que os madrilenos defrontam na quarta-feira: “É uma equipa que está num bom momento, pois ganhou os últimos quatro jogos que disputou em casa. Vai ser difícil”.